sexta-feira, 21 de junho de 2024

"Navegações" do historiador britânico Malyn Newitt



A Texto edita na próxima terça-feira, 25 de junho, "Navegações, Os Descobrimentos Portugueses e a Renascença", do conceituado historiador britânico Malyn Newitt, que é simultaneamente uma História da política e da economia do mundo que levou os marinheiros portugueses para destinos cada vez mais longínquos, e uma exploração das complexas redes que facilitaram as suas viagens – desde as mulheres das casas reais às tripulações dos navios e aos pilotos locais que guiaram as caravelas portugueses para ancoradouros seguros.

"Navegações" explora as viagens de descoberta portuguesas, situando-as nos seus contextos da Europa medieval e renascentista. Demonstra que estas viagens nasceram de um espírito de cruzada, bem como do comércio de longa distância com a Ásia e a África, e com os avanços técnicos na cartogra a e na conceção de navios/caravelas. O comércio de escravos, a diáspora dos judeus sefarditas e a disseminação intercontinental de plantas e animais conferiram a estas viagens um significado global de longo prazo.

As viagens de descoberta são também narradas no contexto da política portuguesa, e este livro descreve o papel da dinastia governante portuguesa – incluindo os seus membros femininos – no florescimento do Renascimento português e na ideologia distintiva do Estado renascentista, bem como nas mudanças culturais que tiveram lugar num contexto europeu mais alargado.

"Poucos académicos sabem tanto sobre o império português como Newitt. Este livro é a preciosa dádiva de uma longa vida de trabalho e reflexão, animada por momentos de humor subtil e notável pela objetividade, habilidade e contenção no julgamento."
Felipe Fernández-Armesto, autor de "Pioneiros – A História Épica das Explorações do Homem ao Longo dos Séculos"

"Com base numa longa carreira como historiador e sintetizando os estudos mais recentes, Malyn Newitt transforma a Era dos Descobrimentos portugueses – de proezas de algumas dúzias de homens heroicos numa aventura erudita de relações complexas envolvendo tecnologia, economia, intercâmbios culturais, fragilidades humanas e ambições sociais. Este livro é uma meditação sobre as consequências a longo prazo das Descobertas e a nossa necessidadede reexaminar os seus contínuos impactos globais."
Elizabeth Mancke, Professora de História e presidente da Cátedra de Investigação Canadiana em Estudos Canadianos do Atlântico, Universidade de New Brunswick

Sobre o Autor

Malyn Newitt foi professor do Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros no King’s College de Londres e o primeiro detentor da cátedra Charles Boxer. É autor de mais de vinte livros sobre Portugal e a história colonial portuguesa, nomeadamente Portugal na História da Europa e do Mundo.