quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Estreias de cinema de 4 de Dezembro de 2025



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Eternity - Para Sempre

Com este filme ficamos a “saber” que, após a morte, as pessoas permanecem durante uma semana num lugar conhecido como “encruzilhada” , onde devem decidir onde e com quem querem passar o resto da eternidade. Joan, recém-chegada, vê-se perante uma escolha difícil: permanecer com Larry, o marido com quem partilhou quase toda a vida, ou reunir-se com Luke, o seu primeiro amor, que morreu na guerra há 67 anos e a aguarda desde então? Cheia de dúvidas sobre o que fazer, ela sabe que, tal como lhe recorda um dos coordenadores daquele lugar, “a eternidade é muito tempo para se ter arrependimentos”.

Com realização de David Freyne (“Dating Amber”), que escreve o argumento juntamente com Patrick Cunnane, esta comédia romântica conta com Elizabeth Olsen, Miles Teller, Callum Turner, Da’Vine Joy Randolph, Betty Buckley e John Early.



Nuremberga

Nos meses que se seguiram ao fim da Segunda Guerra Mundial, o psiquiatra norte-americano Douglas Kelley (1912-1958) foi incumbido de avaliar a sanidade dos principais criminosos de guerra nazis julgados pelo Tribunal Militar Internacional, nos chamados Julgamentos de Nuremberga. Entre os acusados, o oficial de mais elevada patente era Hermann Göring (1893-1946), um homem carismático e manipulador, determinado a evitar a condenação. Apesar da inteligência de Göring, Kelley manteve o profissionalismo, sempre muito consciente do perigo de ser influenciado pelo prisioneiro e da necessidade de manter o distanciamento necessário para uma avaliação o mais rigorosa possível. 
Após extensas entrevistas e testes psicológicos detalhados para avaliar a sua responsabilidade criminal, Göring foi considerado mentalmente apto para julgamento. Condenado à morte pelo seu papel no Holocausto, suicidou-se com uma cápsula de cianeto na noite anterior à execução.

Depois desta experiência marcante, Douglas Kelley continuou a trabalhar nas áreas de psiquiatria e criminologia, mas enfrentou problemas pessoais graves que culminaram no seu suicídio a 1 de Janeiro de 1958, usando o mesmo método de Göring.

Com argumento, realização e produção de James Vanderbilt (conhecido pelos argumentos de “Terror na Escuridão”, “Zodiac” ou “O Fantástico Homem-Aranha” e pela realização de “Verdade”), este filme conta com as interpretações de Rami Malek, Russell Crowe, Leo Woodall, John Slattery, Mark O'Brien, Colin Hanks, Richard E. Grant e Michael Shannon.



Niko Salva o Natal

Niko, uma jovem rena que ambiciona integrar o grupo das renas voadoras do Pai Natal, vê na notícia do roubo do trenó a oportunidade perfeita para concretizar esse sonho. Com isso em mente, reúne alguns amigos e parte em sua busca, na esperança de salvar a noite de Natal. Ao longo dessa aventura, tão arriscada quanto maravilhosa, aprende lições de coragem e descobre o verdadeiro poder da amizade e colaboração entre todos.

Novamente realizado por Kari Juusonen e Jørgen Lerdam, um filme de animação para toda a família que continua as aventuras de Niko, a simpática rena voadora, iniciada em 2008 e continuada em 2012.