segunda-feira, 14 de março de 2022

Fidelidade Arte recebe exposição "Limiar da Trilogia"


A Fidelidade Arte inaugura, no próximo dia 18 de março, uma exposição coletiva intitulada Limiar da Trilogia que decorrerá em 3 atos – 3 momentos expositivos até 16 de setembro.

A exposição Limiar da Trilogia está centrada na ideia de Limiar: o limiar social, o limiar criativo, o limiar da perceção humana, todos eles presentes na relação do indivíduo consigo mesmo ou com o outro. No confronto com as barreiras mentais e sociais, este 'limiar compósito' apresenta-se como uma linha forte e coerente, expressa no trabalho dos artistas do Manicómio, sinal diferenciador do valor artístico e humano em presença.

Limiar da Trilogia não "é uma exposição de arte bruta e muito menos uma exposição da marginalização", refere Sandro Resende, diretor artístico do Manicómio.

Apesar do nome da organização que carregam, a criação artística que apresentam "não tem rótulos, sendo a partir dessa premissa que gostam de trabalhar. É, sobretudo, um hino ao fazer, sem rótulos ou tendências históricas, sem a preocupação de se ser aquilo que não somos."

A exposição a apresentar na Fidelidade Arte é um momento marcante para o Manicómio pois, pela primeira vez, será reunido num único espaço e de reconhecidos créditos na programação em arte contemporânea em Portugal, um conjunto significativo de trabalhos desta estrutura artística. Uma etapa de um caminho iniciado formalmente em 2019, que aqui simbolicamente se apresenta trifurcado em três partes.

No primeiro dos 3 Atos que compõem este ciclo colaborativo da Fidelidade Arte com Manicómio participam os artistas Anabela Soares, Micaela Fikoff e Pedro Ventura, com trabalhos em escultura, desenho e vídeo.

A curadoria de Limiar da Trilogia é do Manicómio, um espaço de criação e galeria de Arte em Portugal dedicada exclusivamente a artistas que experienciam ou já experienciaram doença mental. Localizado num espaço de trabalho colaborativo em Lisboa, este espaço criativo é um local aberto ao público que fomenta a criatividade e inovação e a cocriação entre artistas e outros agentes.

A exposição Limiar da Trilogia – Ato 1 estará patente ao público entre 18 de março e 20 de maio, com entrada gratuita.