A Oficina do Livro publica hoje, terça-feira, 19 de novembro, "O Poder dos Mapas", do jornalista da SIC, José Gomes Ferreira,um livro de opinião política sobre a explicação dos paradoxos na cartografia mundial dos séculos XV e XVI, que mostra as provas definitivas da pré-descoberta portuguesa das Américas, da Austrália e dos sistemas de ventos e correntes do Atlântico, do Índico e do Pacífico.
Segundo o autor os mapas, textos, anotações e demais provas do início da expansão marítima europeia, em particular dos Descobrimentos Portugueses, demonstram que a intervenção política de sucessivos monarcas serviu para, nuns casos esconder, noutros difundir, e noutros até deturpar aquilo que acabou por ficar oficialmente reconhecido na História.
As grandes descobertas oficiais – como as das Caraíbas por Colombo, do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama ou do Brasil por Álvares Cabral – foram precedidas de numerosas viagens secretas de portugueses que estudaram sistemas de ventos e de correntes e que mapearam ilhas e costas, num conjunto de informações que foi tratado como segredo de Estado.
Ainda que secretos, porém, esses conhecimentos contribuíram para os paradoxos que os mapas do mundo dos séculos XV e XVI deixam transparecer. Alguns contêm muito mais dados do que os registos dos cronistas ao serviço dos monarcas da época; outros mostram sinais de manipulação destinada a servir os interesses desses soberanos; outros, ainda, revelam ter sido redesenhados a partir de portulanos desviados, resultando em cartas que, embora contendo toda a informação originalmente registada, são absurdas.
Depois de "Factos Escondidos da História de Portugal" e "O Segredo da Descoberta Portuguesa das Américas", José Gomes Ferreira regressa aos livros com mais uma investigação empolgante, mergulhando num passado remoto para resgatar provas das políticas de censura, propaganda e espionagem – e as falsidades por elas desencadeadas – numa das eras mais arrebatadoras de todos os tempos.
Sobre o Autor
Jornalista, José Gomes Ferreira nasceu em 1964 na região de Tomar. É diretor-adjunto de informação da SIC, estação onde trabalha desde 1992, tendo passado antes pelas redações do Público e da TSF. Autor dos livros O Meu Programa de Governo (2013), Carta a um Bom Português (2014), A Vénia de Portugal ao Regime dos Banqueiros (2017) e Factos Escondidos da História de Portugal (2021), todos publicados pelo grupo LeYa, é também membro da Comissão Executiva da ENEX, European News Exchange, desde outubro de 2015.