Nem sempre lidera quem fala mais. Lidera quem comunica com clareza e intenção. Às vezes, um simples gesto ou a forma como se escuta pode mudar tudo.
Em Comunicar para liderar, Irina Golovanova mostra como a linguagem verbal e o corpo influenciam a forma como somos percebidos. Ajustes subtis na voz ou na postura podem transformar a maneira como os outros nos escutam e seguem.
Com ampla experiência na formação de líderes em Portugal e no estrangeiro, Irina Golovanova reúne neste livro o essencial de mais de quinze anos de prática. Comunicar para liderar ajuda a desenvolver a sua presença, usar a voz e o corpo com intenção e a criar ligações autênticas com quem escuta, através de exemplos e exercícios que tornam a sua comunicação mais clara e eficaz.
Publicado pela Ideias de Ler, Comunicar para liderar já está disponível em pré-venda e chega às livrarias a 30 de outubro.
Sobre a Autora
Irina Golovanova é uma referência reconhecida na área da linguagem não verbal e, há mais de uma década, transforma a comunicação de profissionais numa poderosa ferramenta de sucesso pessoal e profissional. Doutorada em estudos linguísticos e licenciada em Terapia da Fala, Irina fundou em Portugal, em 2014, The Body Language Academy, a primeira academia dedicada exclusivamente à comunicação não verbal. Através de formações certificadas, palestras e conteúdos especializados, já ajudou milhares de pessoas a comunicar com confiança, autenticidade e impacto, seja numa reunião, em palco ou no conselho de administração. Com uma abordagem única, que alia uma carreira internacional a uma formação multidisciplinar, Irina promove transformações que vão além da comunicação: reforça uma liderança mais consciente, melhora o bem-estar das equipas e contribui para culturas organizacionais mais empáticas e colaborativas. É ainda autora do livro O Poder dos Seus Gestos (Porto Editora, 2018) e atualmente é professora convidada na Academia da Força Aérea Portuguesa, na Escola Nacional de Bombeiros e no Instituto Universitário Militar. A sua análise de linguagem não verbal é frequentemente solicitada pelos principais órgãos de comunicação nacionais.
