Notre Feu é a primeira exposição individual da artista Isabelle Ferreira (Montreuil, França, 1972) em Portugal. Esta mostra propõe uma reflexão poética e política sobre a memória da emigração portuguesa para França, evocando as travessias clandestinas que, durante a ditadura salazarista, conduziram milhares de pessoas em busca de liberdade e de melhores condições de vida.
O título, Notre Feu (“O Nosso Fogo”), remete para as noites à volta da fogueira, um símbolo de partilha, resistência e pertença, e para a energia interior que impulsiona o movimento humano e a criação artística. Filha de emigrantes portugueses, Isabelle Ferreira revisita neste projeto as histórias e gestos ligados à passagem “a salto”, transformando a experiência coletiva da migração num território de emoção, cor e matéria.
Entre as obras apresentadas, destaca-se L’invention du courage (O salto), um conjunto de retratos baseados em fotografias anónimas que evocam o ritual vivido pelos emigrantes antes da partida, quando entregavam a sua imagem a um passador como prova de identidade e esperança. A artista transforma este gesto íntimo num poderoso símbolo de separação e reencontro.
Em Fatum, fragmentos de papel rasgado são dispostos e fotografados num gesto simultaneamente controlado e espontâneo. Nesta relação direta entre mão, papel e cor, Isabelle Ferreira convoca a ideia de destino e escolha, onde a composição surge como metáfora da vida e das múltiplas possibilidades que cada percurso contém.
Uma grande colagem in situ completa esta viagem sensorial e histórica, articulando paisagem, corpo e gesto. Através da cor extraída de plantas dos caminhos da emigração e das texturas das pedras das montanhas, Notre Feu torna-se um espaço de encontro entre o íntimo e o coletivo, o passado e o presente, a dor da separação e a força da esperança.
Isabelle Ferreira – Notre Feu
22/10/2025 – 02/03/2026
Curadoria: Joana P. R. Neves
MAAT Gallery
.%20Foto_%20Guillaume%20Vieira,%20cortesia%20da%20Funda%C3%A7%C3%A3o%20EDP.%20_0%20152.jpg)
,%202025%20(pormenor).%20Foto_%20Guillaume%20Vieira,%20cortesia%20Funda%C3%A7%C3%A3o%20EDP.%20_0%2061.jpg)