Ana Bárbara Pedrosa, uma das mais reconhecidas escritoras da nova geração literária portuguesa, está de volta com Viagens com o Mehdi. O quarto livro da autora – e o primeiro que não é romance –, tem novamente chancela da Bertrand Editora e será publicado no dia 10 de outubro. A sessão de lançamento decorrerá no âmbito do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, no dia 13 de outubro, domingo, às 16h, na Livraria de Santiago. Terá apresentação da escritora e jornalista Patrícia Reis.
Após a publicação de três romances que, um a um, a afirmaram como uma das vozes mais originais, mais expressivas e mais arrojadas do panorama literário português atual, Ana Bárbara Pedrosa estreia-se na Literatura de Viagens com um livro que, multiplicando as geografias dos dez destinos, , nos oferece como nenhum outro a alegria, o humor e o deslumbramento de uma amizade sem barreiras. Há também espaço nestas páginas para o olhar social e político que desvenda a paisagem, para o maravilhamento frente à natureza, para a empatia junto do Outro.
Com o estilo e qualidade literários que hoje se reconhecem à autora, Viagens com o Mehdi é, em simultâneo, crónica de viagem e crónica de amizade, a história de vários lugares e a história de uma relação de irmãos – pautadas por momentos de silêncio na hora certa, desde logo o da literatura.
«A escrita abre tantos mundos que é fácil perguntar: “Para quê uma estrada, quando há livros?” Mas de vez em quando uma mulher também quer estrada. E eu, que tanto aproveito as viagens para escrever, nunca aproveito para escrever sobre as viagens.»
Sobre a Autora
Ana Bárbara Pedrosa é autora dos romances Lisboa, chão sagrado (2019), Palavra do Senhor (2021) e Amor estragado (2023), também publicado no Brasil. Escreve textos para vários órgãos de imprensa com regularidade, assina crónicas no jornal Mensagem de Lisboa e na revista Sábado e faz crítica literária no Observador. É doutorada em Ciências Humanas, mestre em Estudos Portugueses, pós-graduada em Linguística e em Economia e Políticas Públicas e licenciada em Línguas Aplicadas. Viveu e estudou em Portugal, no Brasil e nos Estados Unidos. Nos tempos livres estuda línguas, faz jiu-jítsu e scuba diving – e viaja.