sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Uma nova experiência do passado – a colaboração Mercedes-Benz x Moncler por NIGO



No salão The City of Genius em Xangai, a Mercedes-Benz e a Moncler deram o próximo passo ousado na sua colaboração. Juntamente com o lançamento da campanha da marca, “Past Forward. Where the Future is Driven by the Past”, os parceiros revelaram uma peça de arte única, o “Projeto Classe G Passado II Futuro”, por NIGO. Baseia-se num Classe G dos anos 90 que foi completamente restaurado. NIGO reformulou inúmeros elementos de design no interior e no exterior para reavivar o design e trazê-lo para a paisagem cultural do presente. O Classe G Passado II Futuro é um novo modelo do Classe G com uma edição limitada de apenas 20 exemplares e é inspirado na obra de arte. Na exposição, o público teve também uma antevisão da nova coleção de moda urbana e neutra da Moncler, concebida pela Mercedes-Benz e pela Moncler em conjunto com NIGO. Tanto o Classe G de edição limitada como a coleção cápsula serão lançados em abril de 2025. Além da Mercedes-Benz e de NIGO, o evento de Xangai recebeu ainda vários outros artistas, que apresentaram as suas próprias colaborações com a Moncler: A$AP Rocky e Willow Smith, Edward Enninful (OBE), FRGMT de Hiroshi Fujiwara, Gilga Farm de Donald Glover, LuLu Li e Palm Angels. Além do alinhamento do Moncler Genius 2024, foram apresentados desfiles especiais de Rick Owens e Jil Sander.

Peça de arte Projeto Classe G Passado II Futuro por NIGO
A criação de NIGO é a segunda peça de arte a surgir da colaboração entre a Mercedes-Benz e a Moncler. Tal como o PROJECT MONDO G, lançado na exposição “The Art of Genius” da Moncler, em Londres, em fevereiro de 2023, esta peça de arte une a estética distintamente acolchoada do casaco Moncler com o inconfundível carácter arrojado do Classe G. Medindo 4,5 metros de comprimento, 1,9 metros de largura e 2,0 metros de altura, a peça de arte apresenta uma paleta de cores contemporânea minimalista e mate de dois tons em verde azeitona e cinzento, que é compensada por detalhes exteriores atraentes em preto e dourado. As linhas simples do clássico Classe G cabriolet conferem-lhe uma atitude contemporânea. A funcionalidade e os elementos de design característicos do Classe G são mantidos e reinterpretados. Estes incluem a icónica roda sobressalente na porta traseira, jantes em aço preto com o design dos anos 90, um para-brisas rebatível e um depósito de combustível dourado. O interior também foi reformulado. Entre outros elementos, o entusiasta do Classe G Devon Turnbull – conhecido pelas suas instalações de áudio envolvente – concebeu um sistema de som que se enquadra perfeitamente no conceito do veículo, tanto técnica como visualmente. As "boom boxes" de música são montadas na articulação superior descapotável e - tal como todo o tejadilho e as colunas - podem ser removidas. O padrão axadrezado dos estofos dos bancos é uma interpretação de um elemento de design típico dos modelos antigos do Classe G.  Os detalhes em laranja e dourado estabelecem paralelos com a coleção de moda colaborativa da Mercedes-Benz, Moncler e NIGO.

Mercedes-Benz Classe G Passado II Futuro de edição limitada
Tanto o Classe G de edição limitada como a coleção cápsula são os primeiros produtos da colaboração disponíveis para compra. Como momento culminante do 45º aniversário do Classe G, a nova edição mostra como este ícone da marca continua a ser intemporal e como se adapta de forma competente aos estilos de vida contemporâneos. O Mercedes-Benz Classe G Passado II Futuro faz referência à obra de arte única de NIGO e baseia-se no novo G 450 d (consumo de energia em ciclo combinado: 10,0-8,7 l/100 km | emissões de CO₂ em ciclo combinado: 261-227 g/km | classe de emissões de CO₂: G)[1] e o novo G 500 (consumo de energia em ciclo combinado: 12,3-10,9 l/100 km | emissões de CO₂ em ciclo combinado: 281-248 g/km | classe de emissões de CO₂: G)1.  Tem uma pintura exterior em dois tons de verde e cinzento, os estofos axadrezados típicos do Classe G e uma roda sobressalente instalada na traseira com o logótipo da colaboração na sua cobertura. Os pormenores exteriores em preto incluem as molduras dos vidros, as jantes de liga leve e a proteção do para-choques de assinatura ao longo de todo o comprimento dos flancos. Esta última apresenta a inscrição Past II Future. No interior, esta inscrição pode ser encontrada na pega auxiliar. Na consola central, está inscrito o número de série limitada “1 de 20” do veículo. Os 20 veículos serão entregues aos clientes em abril de 2025.

A coleção cápsula
A coleção de moda, neutra em termos de género, incorpora influências dos anos 90 com elementos contemporâneos de estilo de rua. Após a antevisão do desfile “The City of Genius”, as peças apresentadas serão reduzidas a uma coleção cápsula que estará disponível para compra a partir de abril de 2025. A coleção consistirá principalmente em casacos de recordação e universitários, camisolas com capuz, camisas de xadrez e bermudas, bem como casacos leves de penas e de campo, parkas e corta-ventos com um aspeto vintage. A paleta de cores é clássica: o azul, o preto, o verde e o branco dominam – complementados por toques de laranja. Muitas das peças de vestuário apresentam estampados elaborados que combinam fotografias de arquivo dos parceiros de colaboração. Os casacos e as calças são fabricados em ganga crua, com uma exceção: um casaco de cetim que combina o idioma de design e os logótipos de ambas as marcas. O casaco capta o espírito da colaboração, especialmente em combinação com as camisas axadrezadas cinzentas.

Campanha da marca “Past Forward. Where the Future is Driven by the Past”
A ligação inquebrável entre o passado e o futuro reflete-se na campanha da marca que acompanha este próximo passo na colaboração Mercedes-Benz x Moncler – em conjunto com NIGO e o fotógrafo Thibaut Grevet. Com o lema, “Past Forward. Where the Future is Driven by the Past”, a campanha revela a evolução da colaboração desde um cosmos imaginário até à sua chegada à vida metropolitana. Um telhado de uma cidade simboliza o aspeto e o ambiente urbano da campanha. As superfícies metálicas angulares do telhado constituem o cenário perfeito para apresentar a coleção de vestuário urbano dos parceiros Mercedes-Benz, Moncler e NIGO. O objetivo da campanha visa realçar o tema abrangente da inspiração no passado, aproveitando a criatividade e traduzindo-a em algo novo. A campanha global será lançada nos respetivos sítios Web e canais de redes sociais de cada marca. Além do filme principal da campanha, um vídeo de making-of realizado por Theodor Guelat fornece uma visão mais próxima, nos bastidores, da colaboração com a NIGO.