sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Preconceito é o tema escolhido para a Primeira Edição do Festival Impacto



Preconceito é o tema central da primeira edição do Festival Impacto, um evento comprometido com a atualidade que visa encontrar linhas de pensamento e de ação para promover os direitos humanos e uma sociedade mais informada. Decorre de 26 de outubro a 17 de novembro em Lisboa e Porto, e tem como palco seis espaços diferentes: Teatro da Comuna, Edifício Ageas Tejo e Edifício Ageas Porto, bar So What Lisboa, Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Fábrica Braço de Prata.

O Festival Impacto pretende com o seu programa promover a sensibilização para questões importantes da sociedade portuguesa, através da arte e da cultura, privilegiando a reflexão, o debate e a introspeção. O Impacto convida todos os participantes e visitantes a desacelerar e a dedicar tempo para entender e refletir sobre os desafios globais que afetam os direitos fundamentais de todos nós.

O evento divide-se em dois eixos programáticos: PALCO IMPACTO e LABORATÓRIO IMPACTO. Cada eixo tem como objetivo dar voz e visibilidade aos seus intervenientes.

O PALCO IMPACTO será uma plataforma dinâmica onde entidades e agentes de mudança se reúnem para apresentar ideias, oferecendo reflexões importantes sobre os desafios que enfrentamos e as ações essenciais para construirmos uma sociedade mais inclusiva, através de ciclos de conversas, tertúlias, sessões de performance e de filosofia, entre outros formatos. 

Já o LABORATÓRIO IMPACTO será um ambiente imersivo e interativo onde os participantes se envolverão ativamente numa variedade de iniciativas, como workshops ou encontros, concebidas para promover a empatia e o crescimento pessoal.

“Sob o tema “preconceito”, lançamos a primeira edição do Festival Impacto. Uma iniciativa para todas e todos, onde procuramos explorar um programa que combina o poder do diálogo e da arte para desafiar noções preconcebidas, encorajando a reflexão crítica. Convidamos os interessados a juntarem-se a nós na construção de um espaço de diálogo, respeito e ações transformadoras. O Impacto acredita que mudanças sociais significativas só podem ser alcançadas através da união de pessoas e grupos de diferentes origens, identidades e perspetivas.” explica Ana Isa Guerreiro, Fundadora do Festival Impacto.