O maat – museu de arte, arquitetura e tecnologia vai apresentar, durante o mês de fevereiro, o programa Meditações a 7,8 Hz, um conjunto de performances sob a forma de meditações, dando corpo a uma ressonância entre a Terra e o ser humano. As três meditações, que incluem uma leitura e um concerto ao vivo, utilizam metodologias diferentes – reorientação e posicionamento do corpo, da razão e da imaginação – com vista a conduzir a uma consciência de interdependência ecológica.
Criado na sequência da crise afetiva motivada pelo isolamento social durante a pandemia global de 2020–21, este programa público, que tem curadoria de Mariana Pestana, funciona como uma expedição filosófica no rescaldo dos crescentes sintomas sociais de desorientação, ansiedade e dúvida decorrentes da crise ecológica global, explorando modos de pensar, questionar e imaginar esta e outras realidades possíveis.
Este programa foi criado como complemento à exposição DIA, de Carsten Höller parte da frequência 7,8 Hz, que é a ressonância eletromagnética da terra, produzida por descargas de energia como raios e trovões que ocorrem entre a superfície da terra e a ionosfera, mas que é também a frequência do cérebro humano em estado de relaxamento quase meditativo, entre a consciência e a inconsciência, e pode ser induzida por exposição a sequências de luz (como no trabalho de Carsten Höller).
Partindo desta frequência, o programa oferece ao público uma série de composições textuais e sonoras terapêuticas para refletir sobre coexistência terrestre e explorar outras formas de ver e pensar o presente extremo em que vivemos.
As três meditações serão editadas num LP coproduzido pelo maat e pela editora discográfica Holuzam, em maio de 2022, para que as pessoas possam ouvi-las em casa.
Meditação #1
Michael Marder + Maxwell Sterling
05/02/2022
19.00–20.00
Meditação #2
Federico Campagna (gravação) + Joana Gama e Luís Fernandes
12/02/2022
19.00-20.00
Meditação #3
Sofia Lemos + Ece Canli
19/02/2022
19.00–20.00