O Faniak, a Drive da Música, é a primeira solução a combinar o armazenamento, do tipo Google Drive ou Dropbox, com Pastas Inteligentes. Esta startup portuguesa, que lança agora online a sua versão beta, oferece aos artistas e profissionais da música uma gestão de carreira simples e eficaz, capaz de cortar o tempo despendido nas tarefas administrativas relacionadas com a música em 60%.
A forma é-nos familiar - uma área de trabalho organizada em ficheiros e pastas com funcionalidades a que já todos nos habituámos: copiar, colar, ou mover. O segredo do Faniak está no conteúdo - as Pastas Inteligentes.
As Pastas Inteligentes são capazes de recolher toda a informação pública de um artista e organizá-la automaticamente com toda a metadata. No contexto da música, metadata é toda a informação que permite aos motores de busca, como a Google ou a Alexa, sugerir corretamente uma canção, ou aos autores e músicos envolvidos, serem identificados e pagos pelas suas criações (ou gravações, respetivamente).