Cörte-Real regressa às ediçóes com o novo single Renascer do álbum XXV.
Cörte-Real, explica-nos que Renascer fala-nos de "... um adolescente que se faz à estrada para tocar. Sai de casa com a guitarra às costas e começa a descobrir o mundo, começa a ver mais além. Faz parte do crescimento de todos, o nosso, foi na música hà muitos anos".
Ao contrário dos singles anteriores Tiro os Olhos do Chão e Perto do Fim (declaradamente rock), Renascer tem todo ele uma toada mais blues. Para Cörte-Real a explicação é simples "este tema tem uns pingos de Hendrix e na versão ao vivo levamos a coisa para os Zeppelin. Eu comecei a tocar guitarra antes de descobrir os Blues, mas foi com os Blues que me encontrei".
Mas, Renascer tem outra curiosidade: é o primeiro single de XXV com Ivan Cristiano (UHF) na bateria (os anteriores contavam com a presença de Nico Guedes dos Budda Power Blues). Uma escolha mais que óbvia para Cörte-Real tendo em conta a história que ambos partilham "o Ivan e eu estamos juntos nos UHF há 23 anos, mas já tocávamos juntos antes. Há 25 anos ele entrou com mais uma mão cheia de malta de cabelos compridos pela loja onde eu trabalhava a dentro para me convidar para ir tocar para os Sirius. Eu tinha-os visto ao vivo uns dias antes num bar em Almada e tinha adorado. Estava sem banda na altura e aceitei de imediato. Daí até hoje, além dos UHF, o Ivan gravou o primeiro EP da Revolta (2007) e o disco instrumental Midnight In Lisbon (2011), tocou também numa série de discos de outros artistas que produzi. É aquela relação que basta olharmos um para o outro e está tudo dito. São mais de 1000 concertos juntos".
A distribuição do álbum é da portuguesa Rastilho. Uma escolha simples para Cörte-Real "eu admiro a Rastilho e o trabalho que o Pedro tem feito sobretudo no mundo da música mais pesada do rock, punk e metal. Sou fã incondicional do método de trabalho e toda a indústria nacional devia de lhe estar agradecida. Se hoje temos gente a comprar vinil e as lojas voltaram a dar espaço a este formato, devemos à Rastilho".
XXV será apresentado ao vivo em vários concertos nas próximas semanas:
04 de fevereiro - Boutique da Cultura [Lisboa] 21:00
11 de fevereiro - Route 66 [Freamunde] 23:30
12 de fevereiro - Mavy [Braga] 23:00
19 de fevereiro - Colmeia Rock Fest [Charneca de Caparica] 21:30
25 de fevereiro - Texas Bar [Leiria] 22:30