segunda-feira, 8 de setembro de 2025

«As Asas de Rita»: a história apaixonante de umamulher e de um país em transformação



O novo livro de Maria João Fialho Gouveia, As Asas de Rita, chegará às livrarias no dia 11 de setembro. Uma narrativa que acompanha o percurso de Rita, uma jovem que cresceu entre a tradição familiar e a busca pela liberdade numa época em que Portugal e o mundo atravessaram um período de transformação irrepetível.

Filha de um jornalista e de uma cantora lírica, a protagonista desta história cresce no Estoril, enquanto à sua volta a ditadura estende as suas garras e a vontade de mudança começa a ecoar. Com a chegada dos anos 60, Rita deixar-se-á contagiar pela revolução pop, pela música, pela irreverência da minissaia e pelo sonho do movimento hippie, descobrindo em simultâneo o amor, a rebeldia e a paixão de viver intensamente.

As Asas de Rita é uma história luminosa que nos transporta para um período único, ao mesmo tempo que nos fala de escolhas, sonhos e da eterna procura por liberdade. É um romance que vive de esperança e de incerteza, de tensão e de disputa, de conformismo e de autodeterminação, enquanto oferece um olhar poderoso sobre a história recente do País.

Parcialmente autobiográfico, este romance confirma a originalidade e o fulgor literário de Maria João Fialho Gouveia, autora de sucesso junto dos leitores portugueses, que agora regressa com uma narrativa contemporânea.

As Asas de Rita tocará as leitoras e os leitores com a sua protagonista forte e inesquecível, que ousa escolher o seu caminho — num Portugal que também procurava o seu destino.

O novo romance de Maria João Fialho Gouveia estará disponível nas livrarias a partir de 11 de setembro.

Sobre a Autora

Maria João Fialho Gouveia é filha dos anos 60 e do Estoril. Cursou Comunicação Social, Línguas e agora História. Jornalista há quase 40 anos, passou pelas várias áreas da imprensa. Hoje abraça a literatura, definindo a aventura da escrita como uma doce e viciante solidão que lhe completa a alma. Mulher de causas, mantém ainda afincada a militância pelos direitos humanos e dos animais. Tem onze livros publicados: Fialho Gouveia – Biografia sentimental, Dona Francisca de Bragança – A princesa boémia, As Lágrimas da Princesa, Sob os Céus do Estoril, Maria da Fonte – A rainha do povo, Os Távoras – Entre a virtude e o pecado, Dona Filipa e Dom João I – Unidos pelo amor e pelo reino, O Primeiro Amor de Dom Carlos, A Templária, Inês, e ainda o imperdível A Última Imperatriz – Zita de Bragança, a princesa que enfrentou Hitler.