sexta-feira, 12 de setembro de 2025

O mais antigo festival de magia de Portugal leva espectáculos gratuitos às ruas de Coimbra



Os Encontros Mágicos, o mais antigo festival de magia realizado em Portugal, regressam a Coimbra de 16 a 21 de setembro, para seis dias de programação intensa e diversificada que promete surpreender e emocionar diferentes públicos.

Organizado pela Câmara Municipal de Coimbra e produzido pela Luís de Matos Produções, o festival foi apresentado no passado dia 9 de setembro, em conferência de imprensa no Salão Nobre dos Paços do Município, pelo presidente da Câmara, José Manuel Silva, pela diretora do Departamento de Cultura e Turismo, Maria Carlos Pêgo, e pelo produtor e diretor artístico do evento, Luís de Matos, que sublinharam o papel do Festival Internacional de Magia no panorama cultural da cidade e a sua projeção internacional.

Na sua 29.ª edição, os Encontros Mágicos organizam-se em cinco grandes eixos de programação, que refletem a diversidade e o alcance do festival. A Magia de Rua espalhar-se-á pelo centro urbano de Coimbra, ocupando ruas, praças e jardins com atuações que convidam ao encontro inesperado com os  mágicos. A Magia na Região levará o festival a quatro freguesias não urbanas — Eiras e São Paulo de Frades, Brasfemes, Torres do Mondego e Trouxemil —, reforçando o caráter descentralizador do evento. A já consagrada Escola de Magia, dirigida pelo espanhol Paulino Gil, volta a abrir portas a crianças entre os 6 e os 12 anos, oferecendo diferentes níveis de aprendizagem e uma sessão especial dedicada a crianças e jovens da APPDA – Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento do Autismo. A dimensão mais humana e solidária do festival concretiza-se através da Magia Solidária, que levará atuações ao Hospital Pediátrico de Coimbra e ao Estabelecimento Prisional de Coimbra. Por fim, as Galas Internacionais de Magia, a decorrer nos dias 19 e 20 de setembro no Convento São Francisco e apresentadas por Luís de Matos, reúnem alguns dos mais destacados artistas do panorama mundial, prometendo momentos de grande impacto e celebração da arte mágica.

A edição de 2025 dos Encontros Mágicos contará com a presença de 12 companhias oriundas de 9 países, reunindo alguns dos mais talentosos e reconhecidos nomes da arte mágica a nível internacional. Entre os artistas convidados, destacam-se os britânicos Ben Woodward e Steve Faulkner, a canadiana Billy Kidd, a dupla argentina Daba & Cielo, o italiano Flip Mattia, bem como os espanhóis Pepe Lirrojo, Paulino Gil e Manolo y Mindanguillo. Da Alemanha chegam Lucas Kaminski e Maurice Grange, enquanto os Estados Unidos se fazem representar pela dupla Mind 2 Mind. O cartaz inclui ainda o sul-coreano Read Chang e os portugueses Zé Mágico e Luís de Matos, diretor artístico do festival.

A Magia de Rua decorrerá de terça a domingo, em vários horários ao longo do dia (10h30, 12h00, 15h00 e 18h00), animando alguns dos espaços mais emblemáticos da cidade, como a Praça 8 de Maio, a Rua Ferreira Borges, a Praça do Comércio, a Rua Visconde da Luz, a Avenida D. Sesnando Davides, o Largo da Portagem, a Praça das Bandeiras do Convento São Francisco, o Mercado Municipal D. Pedro V e o Parque Linear do Vale das Flores.

No espírito de descentralização iniciado em 2015, o festival levará também espetáculos a quatro freguesias do concelho: Torres do Mondego (dia 17, às 18h00), Trouxemil (dia 18, às 15h00), Eiras (dia 19, às 15h00) e Brasfemes (dia 20, às 15h00).

A já consagrada Escola de Magia, que este ano cumpre a sua 10.ª edição, terá lugar no Convento São Francisco, entre 16 e 20 de setembro. As aulas, leccionados por Paulino Gil e destinadas a crianças dos 6 aos 12 anos, são gratuitas mas limitadas a 20 participantes, exigindo inscrição prévia através do telefone 239 857 191 ou do email bilheteira@coimbraconvento.pt.

As Galas Internacionais de Magia terão lugar nos dias 19 e 20 de setembro, às 21h30, no Grande Auditório do Convento São Francisco, com bilhetes disponíveis na Ticketline e na bilheteira do Convento.

O festival encerra oficialmente no domingo, dia 21, às 11h00, com um grande espetáculo no Parque Vale das Flores, reunindo todos os mágicos participantes. Caso as condições meteorológicas sejam adversas, esta sessão final terá lugar na Sala D. Afonso Henriques, no Convento São Francisco.

Foi em 1992 que a Câmara Municipal de Coimbra organizou o 1º Festival Internacional de Magia de Coimbra. Depois de um interregno de cinco anos, em 1998, o festival renasceu integrado no certame, mais abrangente e de maior dimensão, que hoje conhecemos como ENCONTROS MÁGICOS, deixando de consistir numa única Gala Internacional de Magia para passar a estender-se por seis dias de intensa programação.