Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Caçadores do Fim do Mundo
Num mundo pós-apocalíptico em que uma erupção solar destruiu toda a tecnologia que havia na Terra, Jake (o ex-”wrestler” tornado actor Dave Bautista) é um antigo soldado que ganha a vida a resgatar grandes tesouros do antigamente para clientes com dinheiro. É contratado para ir à Europa buscar a “Mona Lisa”, mas acaba por mudar de ideias quando percebe que há missões mais importantes.
Uma adaptação da banda desenhada da Red 5 Comics “Afterburn”, criada por Scott Chitwood, Paul Ens e Wayne Nichols, um filme de J.J. Perry, que antes de se virar para a realização era artista marcial e duplo. O elenco conta ainda com Olga Kurylenko, Samuel L. Jackson e Kristofer Hivju.
Downton Abbey: Grand Finale
Praticamente 15 anos após a série de televisão britânica sobre os ricos e os pobres do campo do norte de Inglaterra no início do século XX ter chegado aos ecrãs, a história de “Downton Abbey” encerra agora. Realizado por Simon Curtis e com guião de Julian Fellowes, o criador da série, é o terceiro filme deste universo e sequela de “Downton Abbey: Uma Nova Era”, de 2022. Nele, vê-se a família Crawley, encabeçada por Robert (Hugh Bonneville), a chegar aos anos 1930. Há divórcios, problemas de dinheiro e questões de estatuto social. Com Jim Carter, Laura Carmichael, Michelle Dockery, Paul Giamatti, Elizabeth McGovern, Penelope Wilton, Dominic West, Alessandro Nivola e Joely Richardson.
O Surfista
Um surfista (Nicolas Cage) regressa a uma praia isolada na costa australiana onde passou momentos marcantes durante a infância. Acompanhado pelo filho adolescente (Finn Little), deseja partilhar com ele essa memória e reviver a sensação de liberdade que outrora ali sentiu. Mas o que deveria ser um reencontro feliz com o passado transforma-se num pesadelo quando um grupo de homens os impede de entrar na água e os expulsa violentamente da praia. Humilhado diante do filho, o surfista decide enfrentá-los. Essa decisão desencadeia uma escalada de violência com consequências terríveis.
Estreado mundialmente na secção “Midnight Screenings” do Festival de Cannes 2024, este "thriller" psicológico é realizado por Lorcan Finnegan e tem argumento de Thomas Martin.