Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Batalha Atrás de Batalha
Califórnia, década de 1980. Um grupo de antigos revolucionários reencontra-se quando a filha de um deles é raptada por um inimigo de longa data. Entre as memórias do passado e a luta pela sobrevivência, os membros do grupo confrontam os seus fantasmas enquanto vêem os laços que outrora os uniram postos à prova.
Escrito e realizado por Paul Thomas Anderson ("Magnólia", "Haverá Sangue", "O Mentor", "Vício Intrínseco", "Licorice Pizza"), e inspirado no romance Vineland, escrito em 1990 pelo norte-americano Thomas Pynchon, Batalha Atrás de Batalha junta sátira política à comédia negra com múltiplas referências à cultura popular de uma geração. O elenco conta com Leonardo DiCaprio, Sean Penn, Benicio Del Toro, Regina Hall e Wood Harris.
A Casa de Bonecas da Gabby: O Filme
Durante uma viagem com a avó Gigi (interpretada pela cantora e actriz Gloria Estefan) à cidade de Cat Francisco, Gabby (Laila Lockhart Kraner) acaba por se separar da sua casa de bonecas, que vai parar às mãos de Vera (Kristen Wiig), uma mulher excêntrica e obcecada por gatos. Determinada a recuperar o que perdeu antes que seja tarde demais, Gabby embarca numa aventura que a leva a reunir os seus pequenos Gabby Cats.
Realizado pelo estreante Ryan Crego, segundo um argumento seu em colaboração com Traci Paige Johnson e Jennifer Twomey, este filme mistura animação com imagem real e tem por base os desenhos animados com o mesmo nome que se encontram disponíveis na Netflix e também exibidos no canal Panda.
Ernest Cole: Perdido e Achado
Nascido a 21 de Março de 1940, numa "township" — bairros criados pelo sistema de segregação racial para concentrar populações negras e mestiças —, perto da cidade de Pretória (África do Sul), o fotógrafo Ernest Cole destacou-se por expor de forma sistemática a brutalidade do "apartheid". Autodidacta, começou como "freelancer" em publicações locais, antes de se dedicar inteiramente ao registo fotográfico das desigualdades e da violência quotidiana sofridas pela população negra.
Em 1966, deixou a África do Sul e fixou-se em Nova Iorque, levando consigo o seu enorme acervo de imagens que, um ano depois, viriam a ser reunidas no livro House of Bondage. Nele, o autor escreveu: “Trezentos anos de supremacia branca na África do Sul colocaram-nos em cativeiro, roubaram-nos a dignidade, tiraram-nos a auto-estima e rodearam-nos de ódio.”
O exílio, passado entre os Estados Unidos e a Suécia, trouxe-lhe reconhecimento internacional, mas também solidão e dificuldades. Cole morreu de cancro a 18 de Fevereiro de 1990, com apenas 49 anos.
Este documentário, que arrecadou o prémio "L’Oeil d’Or" na edição de 2024 do Festival de Cinema de Cannes, acompanha a sua vida e obra e tem realização, produção e argumento do haitiano Raoul Peck — nomeado para o Óscar de Melhor Documentário por "I Am Not Your Negro - Eu Não Sou o Teu Negro" e também autor de "Exterminate All the Brutes", ambos com a questão do racismo como pano de fundo.