sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Luísa Castel-Branco revisita o Portugal do Estado Novo no seu mais recente romance



Se Este Foi o Meu País, o novo romance de Luísa Castel-Branco, chega às livrarias a 2 de outubro e assinala o regresso da autora à ficção com uma escrita mais madura e profundamente humana. Neste livro, Luísa Castel-Branco revisita o Portugal do Estado Novo para contar a história de uma família burguesa, centrando-se nas mulheres que a compõem e oferecendo um retrato pungente de um tempo que foi o nosso e sem o qual não estaríamos aqui.

Num país onde a Liberdade era mais rara do que uma pedra preciosa, uma mãe e três filhas nascem, crescem e descobrem-se num tempo em que não ser homem era quase uma sentença. Ligadas pelo sangue, mas radicalmente diferentes, estas quatro mulheres vivem enredadas nas teias do quotidiano burguês, divididas entre o desejo e a razão, o amor e a sobrevivência. Cada uma coloca, dia após dia, nos dois pratos da balança cabeça e coração, conscientes de que basta um grama de amor ou razão para mudar tudo.

Através desta história familiar, o leitor reconhece e revisita momentos da nossa História recente sob uma nova luz. Sem cedências revivalistas ou sentimentais, Luísa Castel-Branco olha para o Portugal da sua infância com a distância e a sensibilidade de quem é hoje uma mulher diferente. O resultado é um romance de viragem na sua obra, onde cada personagem feminina é uma espécie de caleidoscópio de possibilidades num tempo em que as mulheres tinham muito menos liberdade e autonomia.

Considerada uma das autoras mais queridas do público português, Luísa Castel-Branco regressa assim à ficção com um livro intenso e profundamente realista, capaz de tocar tanto pela força das suas personagens como pela atualidade das questões que levanta.

Se Este Foi o Meu País estará disponível em todas as livrarias a partir de 2 de outubro.

Sobre a Autora

Luísa Castel-Branco nasceu em Lisboa, em 1954. Desde sempre ligada à comunicação, colaborou no Semanário e fez parte do grupo fundador da Máxima. Foi assessora de imprensa de vários gabinetes ministeriais e criou uma agência de comunicação, dedicando-se ao marketing político. Em 1999, integrou o projeto CNL, onde começou a sua carreira televisiva. Depois do talk show Luísa, apresentou vários programas e, na SIC Mulher, foi o rosto de Vícios e Virtudes. Nos últimos anos, marcou presença como comentadora de televisão.  A autora estreou-se na ficção com Alma e os Mistérios da Vida, uma obra que convenceu a crítica e conquistou o público. Desde então, publicou mais de uma dezena de títulos. Se Este Foi o Meu País é o seu mais recente romance.