sexta-feira, 4 de julho de 2025

Alain Corbin faz a «História do Silêncio»



Numa época em que o ruído invade todos os espaços e ameaça a nossa vida, o historiador Alain Corbin, conhecido pela enorme sensibilidade no tratamento de temas menos convencionais (como a história dos ventos, da sombra ou do prazer e da paisagem), traça agora uma genealogia do silêncio, desde o Renascimento até aos nossos dias.

História do Silêncio é um livro de uma erudição clara e simples, escrito num tom leve e muito acessível, que aborda a dimensão histórica da ideia de silêncio e do seu valor ao longo da história moderna. Numa altura em que imperam a pressa, o frenesim e o cansaço permanente que daí advém para todos, o silêncio assume importância capital. Redescobrir a escola do silêncio é o desafio de Alain Corbin que, visitando a história e a cultura europeias, convida também à meditação e à contemplação. A hipermediatização do século XXI obriga-nos a fazer parte do todo em vez de nos ouvirmos a nós próprios e ao silêncio do mundo.

Com tradução de Antonio Sabler, chega às livrarias a 10 de julho. 

Sobre o Autor

Alain Corbin nasceu na Normandia em 1936 e foi professor da Universidade de Tours e da Sorbonne, em Paris, tendo-se dedicado especialmente ao século XIX. É um dos grandes mestres da «história das representações e das sensibilidades» e as suas obras dedicam-se ao estudo do desejo, da paisagem, do silêncio, da ignorância (Terra incognita: une histoire de l’ignorance), da relação com o mar e o céu (La mer: terreur et fascination), ou da paixão pelo vento (La rafale et le zéphyr. Histoire des manières d’éprouver et de rever le vent) e pela meteorologia. No ano passado, a Quetzal publicou a sua História do Repouso.