Conhecido por ter escrito milhares de páginas em diversos géneros, sobre todos os assuntos imagináveis e com muitos nomes diferentes, Fernando Pessoa cultivou ao longo da vida a frase capaz de impor-se com a sua originalidade expressiva e a sua extraordinária capacidade de síntese. «Não ensines nada, pois ainda tens tudo que aprender.»
Richard Zenith – autor de Pessoa. Uma Biografia, finalista do Prémio Pulitzer em 2022 na categoria de Biografia e galardoado em 2012 com o Prémio Pessoa – reuniu em 2014 algumas das melhores frases do poeta português no livro Como Viver (ou não) em 777 Frases de Fernando Pessoa. Um trabalho de organização que volta agora a ser editado, num novo formato e com nova capa. É Pessoa passo a passo.
Disposto em sete secções temáticas, Como Viver (ou não) em 777 Frases de Fernando Pessoa é um extraordinário conjunto de reflexões e conselhos úteis para lidarmos com o misterioso e nem sempre cómodo facto de existirmos. «O risco do livro que o leitor ou a leitora tem nas mãos é conter jóias em demasia», alerta Richard Zenith. «Apresentada isoladamente, uma frase arrebatadora – tal como uma jóia preciosa – pode ganhar mais brilho e ter um sentido mais luminoso, mais forte», acrescenta, deixando uma sugestão: «Leia apenas uma página por dia. Ou melhor ainda: abra o livro ao acaso, deixando que o dedo lhe aponte uma frase.»
Chega às livrarias a 10 de julho. Para ler de rajada ou como um oráculo.
Sobre o Autor
Radicado em Portugal há mais de trinta anos, Richard Zenith é escritor, tradutor, investigador e o mais destacado especialista da vida e obra pessoanas. É o organizador do Livro do Desassossego e muitas outras obras de Pessoa (algumas em parceria com Fernando Cabral Martins) publicadas pela Assírio & Alvim, publicou uma fotobiografia de Pessoa (em parceria com Joaquim Vieira) e foi cocomissário da exposição «Fernando Pessoa: Plural Como o Universo» (São Paulo, 2010; Rio de Janeiro, 2011; Lisboa, 2012). Traduziu não apenas várias obras de Pessoa para inglês mas também as cantigas galego-portuguesas, Camões, Carlos Drummond de Andrade, Sophia de Mello Breyner Andresen e muitos poetas vivos. Foi galardoado com o Prémio Pessoa em 2012. É o autor da mais importante biografia de Pessoa, publicada pela Quetzal. Vive entre Lisboa e a Carrapateira.