Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
O Segredo de Quéops
Numa escavação no Cairo, a descoberta de uma inscrição enigmática apura a curiosidade de Christian Robinson. Será que o tesouro do faraó Queóps, o monarca egípcio, o segundo faraó da Quarta Dinastia, foi encontrado durante a campanha egípcia de Napoleão e trazido para França? O arqueólogo convence-se disso e lança-se numa busca em Paris, guiado pelas pistas deixadas por Dominique Vivant Denon, que foi o primeiro director do museu do Louvre. Junta-se, assim, à filha e ao neto. Com muita inspiração da saga Indiana Jones, este filme de aventura assinado por Barbara Schulz conta com Fabrice Luchini, Julia Piaton e Gavril Dartevelle nos principais papéis.
O Quarteto Fantástico: Primeiros Passos
Na Terra-828, uma variação do planeta terra no multiverso que existe num ambiente retrofuturista inspirado pela década de 1960, vive o Quarteto Fantástico, uma equipa de super-heróis. São eles: Reed Richards (Pedro Pascal), ou Senhor Fantástico, que consegue esticar qualquer parte do seu corpo; a sua esposa, Sue Storm (Vanessa Kirby); a Mulher Invisível, que tem o dom da invisibilidade e está grávida; Ben Grimm (Ebon Moss-Bachrach), ou Coisa, o melhor amigo de Reed que era astronauta e foi transformado num ser com pele de pedra de laranja; e Johnny Storm (Joseph Quinn), Tocha Humana, irmão de Sue que consegue voar e controlar o fogo. Juntos terão de enfrentar um deus espacial, Galactus (Ralph Ineson), e a Surfista Prateada (Julia Garner).
Assinado por Matt Shakman, este é o 37.º filme do Universo Cinematográfico Marvel e a terceira encarnação no cinema da equipa criada na banda desenhada em 1961 (ou quarta, se se contar com um filme de 1994 que nunca foi lançado), isto depois dos filmes de Tim Story de 2005 e 2007 e do filme de Josh Trank de 2015. O elenco inclui ainda Natasha Lyonne e Paul Walter Hauser.
Almas Marcadas
Shaw é discreta, ponderada, estuda Medicina e sabe o que quer. Rule, por sua vez, é o seu oposto: rebelde, provocador e muito irreverente. Apesar das diferenças, cresceram juntos e, embora saiba da sua aversão a compromissos, Shaw está apaixonada por ele desde a adolescência. Um dia, os dois deixam-se levar pelo momento e envolvem-se num jogo de sedução que culmina numa noite de amor. Na manhã seguinte, apesar da enorme atracção que os une, ambos sabem que fazer algo resultar entre eles será tudo menos simples.
Com argumento de Sharon Soboil, este drama romântico é realizado por Nick Cassavetes (“John Q.”, O Diário da Nossa Paixão”, “Para a Minha Irmã”, “Não Há Duas Sem Três”) e baseia-se na popular série literária “Marked Men”, da autoria da norte-americana Jay Crownover. Com Chase Stokes e Sydney Taylor nos principais papéis, o elenco conta ainda com Ella Balinska, Evan Mock e Alexander Ludwig.