segunda-feira, 14 de julho de 2025

Gregório Duvivier celebra a sua ODE à Língua Portuguesa com uma digressão em Portugal que passa por 12 cidades



O comediante e actor brasileiro Gregório Duvivier percorreu o país com o seu espectáculo Céu da Língua, esgotando as salas por onde passou.

Nesta segunda passagem do espectáculo por Portugal, Gregório Duvivier mantém a génese do mesmo, explorando as idiossincrasias da língua portuguesa, seja na variante do Português do Brasil ou do Português de Portugal.

Desengane-se quem vai à procura apenas de stand-up comedy neste Céu da Língua, pois irá encontrar dramaturgia, poesia e música ao longo da mais de uma hora que dura o espectáculo.

O actor explora, e bem, as características da nossa língua e as suas riquezas — as metáforas, os sinónimos, entre muitos outros detalhes — demonstrando um profundo conhecimento e uma investigação rigorosa sobre o léxico português.

O "Cultura e Não Só" teve a oportunidade de assistir a um dos espectáculos apresentados em Lisboa e, perante uma sala lotada, Gregório Duvivier, vestido de Camões, conduz uma viagem intensa pela língua portuguesa. Leva-nos a reflectir sobre a sua complexidade verbal e temporal, as influências sofridas por outros dialectos que usamos no quotidiano — e dos quais já nem nos apercebemos. Mas será que sabemos realmente o que significam e de onde vêm?

Fica a pergunta, para que o nosso leitor possa descobrir numa próxima passagem deste espectáculo pelos nossos palcos — que esperamos que aconteça em breve.

Texto por Rui Costa em exclusivo para o "Cultura e Não Só".