terça-feira, 15 de julho de 2025

Estreias de cinema de 17 de Julho de 2025



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Smurfs: O Grande Filme

Com o intuito de concretizar o Domínio Malvado Total, os feiticeiros Gargamel e o seu irmão Razamel, decidem raptar o Grande Smurf, deixando a aldeia dos Smurfs num tremendo alvoroço. Determinada a resolver a situação, com o apoio dos seus companheiros, a destemida Smurfina lidera uma missão de resgate. É assim que eles acabam na cidade de Paris, no mundo real, onde enfrentam diversos adversários, mas também encontram aliados inesperados, entre eles, Ken, o valente irmão do Grande Smurf e um grupo de Punzinhos.

Produzido pela Paramount Animation, Nickelodeon Movies e Nickelodeon Animation Studio, este é um “reboot” independente e actualizado aos dias de hoje da trilogia anterior, que incluiu os filmes “Os Smurfs” (2011), “Os Smurfs 2” (2013) e “Smurfs: A Aldeia Perdida” (2017). Realizada por Chris Miller e escrita por Pam Brady, esta nova aventura tem uma abordagem mais próxima do espírito original das bandas desenhadas da autoria do belga Pierre "Peyo" Culliford (1928-1992), o criador.

A versão original desta animação conta com as vozes de Rihanna (que também produz e interpreta as músicas originais), John Goodman, Nick Offerman, JP Karliak, James Corden, Natasha Lyonne, Dan Levy, Amy Sedaris, Nick Kroll, Octavia Spencer, Hannah Waddingham, Sandra Oh, Alex Winter, Billie Lourd, Xolo Maridueña, Kurt Russell e Maya Erskine. Já a versão portuguesa são Soraia Tavares, Ana Garcia Martins, Áurea, Eduardo Madeira, Nuno Markl, Rita Blanco a dar vida às personagens. 



Sei o Que Fizeste no Verão Passado

À saída de uma festa regada a álcool, cinco jovens têm um acidente de carro que resulta na morte de um homem. Em pânico, em vez de reportar o caso à polícia, decidem atirar o corpo ao rio e fazer um pacto: nunca mais mencionar aquela noite. Um ano depois, quando todos julgavam ter ultrapassado o risco de serem descobertos, cada um recebe uma carta com a frase: “Sei o que fizeste no Verão passado”. 

Depois de um encontro onde tentam descobrir a origem da ameaça, tornam-se rapidamente alvo de ataques violentos levados a cabo por um homem mascarado. Para surpresa de todos, percebem que uma tragédia semelhante teve lugar 27 anos antes, no que ficou conhecido como o Massacre de Southport. Desesperados, decidem procurar os dois únicos sobreviventes e recebem um conselho: “Apanhem-no antes que ele vos apanhe”.

Este novo capítulo da saga iniciada em 1997, significativamente mais violento do que os anteriores, é realizado por Jennifer Kaytin Robinson (“Alguém Especial”), que assina o argumento em colaboração com Sam Lansky, a partir de uma história original de Leah McKendrick. O elenco inclui Madelyn Cline, Chase Sui Wonders, Jonah Hauer-King, Tyriq Withers, Sarah Pidgeon e Billy Campbell, assinalando ainda o regresso de Jennifer Love Hewitt e Freddie Prinze Jr. aos papéis que interpretaram no primeiro filme (e na sequela de 1998).



Corações Partidos

Na juventude, Jackie e Clotaire viveram uma relação apaixonada mas marcada por altos e baixos. Ela era calma, aplicada e com metas claras para a sua vida; ele cresceu numa família desestruturada, era impulsivo, revoltado e sempre envolvido em esquemas com gangues locais. Quando Clotaire é injustamente condenado e preso por um crime que não cometeu, Jackie segue com a sua vida. Doze anos depois, quando ele finalmente sai em liberdade e a procura, ambos percebem que os sentimentos que outrora partilharam nunca desapareceram por completo.

Em competição no Festival de Cinema de Cannes, uma história de amor dramática com realização de Gilles Lellouche (“Pequenas Mentiras Entre Amigos”), que assina o argumento em co-autoria com Ahmed Hamidi e Audrey Diwan. Adaptado do romance “Jackie Loves Johnser OK?” do escritor irlandês Neville Thompson, “Corações Partidos” teve 13 nomeações para os Césares, valendo a Alain Chabat o prémio de melhor actor secundário.
Adèle Exarchopoulos e François Civil assumem os papéis principais, assim como Mallory Wanecque e Malik Frikah, nas versões adolescentes de Jackie e Clotaire. Nos papéis secundários estão o já referido Alain Chabat, Vincent Lacoste, Élodie Bouchez, Benoît Poelvoorde, Raphaël Quenard e Jean-Pascal Zadi.