Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
The Naked Gun: Aonde É Que Pára a Polícia?!
Entre 1982 e 1994, Leslie Nielsen foi o detective-sargento Frank Drebin, inapto mas bem-intencionado, sempre dado a acidentes, muitos deles por ele criados. Tudo começou na televisão, na série paródica “Police Squad”, e depois continuou pelos três filmes “Aonde é Que Pára a Polícia?”, criações do trio ZAZ, composto por David e Jerry Zucker e Jim Abrahams (o terceiro capítulo da saga, de 1994, foi realizado não por eles, mas por Peter Segal). Transformou Nielsen, até então um actor sério com uma cara a condizer, capaz de dizer as maiores absurdidades sem denunciar no rosto a intenção humorística, numa estrela da comédia. Chega agora uma nova versão, na verdade uma continuação, com Liam Neeson no papel de Frank Drebin, Jr, filho do protagonista original.
Assinado por Akiva Schaffer, um terço da trupe cómica Lonely Island e realizador de filmes como “Hot Rod” ou “Popstar: Never Stop Never Stopping”, conta ainda com Pamela Anderson, Paul Walter Hauser, CCH Pounder, Kevin Durand, Cody Rhodes, Liza Koshy, Eddie Yu e Danny Huston.
Os Mauzões 2
Em “Os Mauzões”, filme de 2022 baseado na série de novelas gráficas infantis escrita pelo australiano Aaron Blabey, o grupo de criminosos do nome acabava por se tornar bom em vez de mau. Passados três anos, nesta sequela também realizada por Pierre Perifel, voltam para uma nova aventura, um assalto, recrutados por um grupo de mulheres criminosas. Continuam a ser todos animais antropomorfizados, agora chega um leopardo-das-neves, um corvo e um javali selvagem. No original, às vozes de Sam Rockwell, Marc Maron, Craig Robinson, Anthony Ramos, Awkwafina, Zazie Beetz e Richard Ayoade juntam-se as de Danielle Brooks, Natasha Lyonne e Maria Bakalova. Na dobragem portuguesa, temos Tomás Alves, Manuel Marques, Tiago Retrê, Pedro Bargado, Gabriela Barros e Paula Magalhães.
A Jane Austen Tramou a Minha Vida
Em Paris, Agathe (Camille Rutherford) trabalha na Shakespeare and Company, a célebre livraria de títulos em inglês. Ciclista e com aversão a andar de carro desde que os pais morreram num acidente de viação, vive na cidade com a irmã e o sobrinho e tem como melhor amigo um colega de trabalho, Félix (Pablo Pauly). Um dia, inspirada por uma cara que vê no fundo de um copo num restaurante, escreve um romance que o seu melhor amigo e colega de trabalho submete a uma residência de escrita ligada a Jane Austen. É aceite e parte para Inglaterra, não sem antes beijar Félix. Por lá, conhece Oliver (Charlie Anson), um descendente de Austen. Tudo isto vai mudar a sua vida. Uma comédia romântica que marca a estreia na realização de Laura Piani.