segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

O livro que transforma a perceção sobre a menopausa



Lisa Mosconi revela a ciência por trás das mudanças no cérebro feminino e partilha estratégias para viver esta fase com saúde e energia.  
 
A menopausa é muito mais do que ondas de calor e mudanças de humor, é uma transformação significativa que começa no cérebro. No livro Menopausa, o seu cérebro em mudança, a neurocientista Lisa Mosconi desmistifica esta fase da vida, apresentando uma visão científica e prática para que as mulheres possam encarar este período com confiança, saúde e vitalidade.

Lisa Mosconi, diretora do prestigiado Women’s Brain Initiative e professora na Weill Cornell Medical College, utiliza uma abordagem multidisciplinar que combina neurociência, nutrição e bem-estar para explorar como os hormônios influenciam o cérebro feminino durante a menopausa. O resultado é um livro pioneiro, que oferece as ferramentas certas para transformar sintomas como confusão mental, alterações de humor e os famosos calores em oportunidades de autoconhecimento e renovação.

Na menopausa, o cérebro passa por mudanças que são, acima de tudo, naturais e não o início de um declínio inevitável. Esta fase pode ser uma transição para um novo e significativo capítulo de vida.

O livro apresenta explicações científicas acessíveis sobre as alterações cerebrais durante a menopausa e estratégias práticas baseadas na ciência para combater desconfortos físicos e declínio cognitivo. Aborda ainda conselhos de nutrição e bem-estar que promovem saúde cerebral e energia.

Sobre a Autora

Lisa Mosconi é professora de Neurologia e diretora da Clínica de Prevenção de Alzheimer no Weill Cornell Medical College/New York-Presbyterian Hospital. Faz também parte do corpo docente do Departamento de Psiquiatria da Escola de Medicina e do Departamento de Nutrição da Escola de Nutrição e Saúde Pública na Universidade de Nova Iorque, e dos Departamentos de Neurologia e Medicina Nuclear na Universidade de Florença. A Dra. Mosconi possui um doutoramento duplo em Neurociência e Medicina Nuclear pela Universidade de Florença, e é uma nutricionista integrativa certificada e praticante de cuidados de saúde holísticos.

Desfazer o silêncio familiar cicatrizado



As Crianças Adormecidas é o novo título da coleção Contemporânea da Livros do Brasil. Nesta estreia literária vastamente elogiada, Anthony Passeron investiga a tragédia da sua família, e de tantas outras, quando em França e nos EUA começou a surgir um vírus desconhecido a que chamaríamos sida.
 
Na família de Anthony Passeron, cada um, à sua maneira, confiscou a verdade. Hoje, quarenta anos volvidos, já quase nada resta dessa história de que ninguém fala. Quase. As Crianças Adormecidas é a última tentativa para que algo persista, confessa o autor francês. Misturando recordações doces e duras, confissões incompletas e reconstituições documentadas daquilo que os seus parentes mais próximos viveram em solidão, este livro é uma forma de os ajudar a livrarem-se do desgosto.

«Amesterdão é uma cidade belíssima. As pessoas são adoráveis. Volto em breve. Um beijo. Désiré.» Os tormentos da família começaram com estas palavras inscritas no verso de um postal. O primeiro dos filhos era incumbido de dar o exemplo, de honrar o nome dos seus antepassados. Désiré não foi assim. Mas o seu destino não merece ser guardado em silêncio. A tradução para português é de Diogo Paiva.

Sobre o Autor

Anthony Passeron nasceu em Nice em 1983 e é professor de Literatura e de História e Geografia numa escola profissional. Em 2022 publicou o seu primeiro livro, As Crianças Adormecidas, com que foi finalista do Prémio Inter 2023 e do Prémio dos Livreiros em França e venceu vários outros, entre os quais o Première Plume, de melhor obra de estreia, e o Wepler – Fondation La Poste, de literatura contemporânea.

Sugestões LEGO® para o Dia dos Namorados



Se há algo que não pode faltar no Dia dos Namorados, são flores. E o mesmo se aplica ao amor, que, mais do que existir, deve estar à vista de todos. O Grupo LEGO tem duas sugestões para surpreender a sua cara-metade com demonstrações (e construções) de amor que duram a vida inteira.

LEGO® Art LOVE (31214)
Um ícone no mundo inteiro pela sua mensagem, a escultura LOVE é o presente ideal para os fãs de arte e uma ótima demonstração de amor, podendo exibi-la em casa para que todos saibam o que sente pela sua cara-metade. Com 791 peças, o set vem com dois manuais de instruções, para melhorar a experiência de construir a réplica da obra de Robert Indiana.



LEGO® Icons Buquê de Rosas (10328)
Rosas são símbolo de paixão e de amor, e não há maior desejo do que querer que durem a vida inteira. O Grupo LEGO sugere um buquê de 12 rosas – quatro em flor, quatro a desabrochar e quatro rebentos, além de umas quantas pequenas flores brancas –, que é a maior prova de que o amor é feito para durar. Além de uma atividade criativa para a noite de 14 de fevereiro, este set dá uma excelente peça de decoração.