terça-feira, 16 de junho de 2015

Encontro Imaginário Nº 97 - 22 Junho 2015 - 21H30


No dia 22 de Junho deste ano da (des)graça de 2015, decidimos convidar personagens que se relacionassem com o nosso mundo actual e as suas perturbações e hesitações.
Assim, pensando na crise da esquerda Europeia, pensámos que era interessante recordar Dimitrov e o seu  trabalho na criação de Frentes Populares contra o nazi-fascismo, e em contraponto aparece Chiang-Kai-Sheck, o aliado e servidor de Hitler e dos seus interesses militares e industriais e posteriormente apoiado pelos Estados Unidos, Inglaterra e França até ser derrotado pelo Exército Popular da China Revolucionária.
E como estamos sempre a falar da Grécia, da sua crise e do desejo de independência manifestado pelo povo Grego, convidámos Melina Mercouri, actriz, activista e Ministra Da Cultura.

Digamos que é um desabafo a preparar as férias…

Mais alguns dados  sobre o ELENCO :

Dimitrov, revolucionário comunista búlgaro, que ficou célebre pelo julgamento de Leipzig em que conseguiu ser absolvido pelo tribunal nazi e por ter definido a táctica da Frente Popular na ofensiva contra Hitler, será interpretado pelo advogado Ricardo Sá Fernandes. O experiente e reconhecido editor Manuel Valente irá trazer à liça o militar chinês fascista Chiang-Kai-Chek, aliado de vários imperialismos que tentaram dominar a China e acabaram derrotados por Mao-Tse-Toung. Melina Mercouri, actriz grega e Ministra da Cultura chegará pela mão da psicóloga Joana Amaral Dias para nos falar da resistência  contra os invasores Alemães e os coronéis gregos seus aliados.