Partir à descoberta das pessoas complexas que somos”, é a missão do mais recente livro de Isabel Leal, psicóloga e psicoterapeuta, professora catedrática do ISPA, e que há muito nos fascina com as suas reflexões.
“Desenvolvemo-nos em camadas como abafos de inverno em que, junto à pele, temos zonas macias e mimosas e, por fora, apresentamos materiais grossos e impermeáveis”, escreve Isabel Leal, recordando como “pela vida fora vamos aprendendo a esconder sentimentos e emoções”.
Um livro que ajuda os leitores nesta viagem ao interior de si mesmos, levando-os a uma maior consciência das suas capacidades e, por consequência, a uma vida mais feliz e gratificante. Afinal, presos nas nossas inseguranças e preocupações do dia-a-dia, é fácil perdermos de vista quem somos.
“O Público, o Privado e o Íntimo”, editado pela Livros Horizonte, fala-lhe de coisas tão diversas, e tão fundamentais, como do amor, dos ciúmes, do enamoramento e do casamento, da confiança, da sorte e do azar, e, claro, das escolhas, das prioridades e do sentido da vida.
Ilustrado por Marta Torrão, e em que as imagens contam também uma história própria, é um livro invulgarmente bonito, que não deve andar longe da sua mesa de cabeceira.
Isabel Leal, psicóloga e psicoterapeuta. Doutorada em Psicologia pela Universidade Católica de Louvain é desde 1983 docente do ISPA onde é professora catedrática, directora do Departamento de Psicologia Clínica e da Saúde e investigadora do William James Center for Research (I&D). Tem uma extensa bibliografia (esta é a sua 50.ª obra) sobretudo de carácter científico e pedagógico no campo da Psicologia, tendo feito algumas incursões nos livros para o grande público, nomeadamente, A Realidade já não é o que era (2001) e Guia de sentimentos prováveis (2005).
O livro já se encontra disponível nas livrarias (PVP16,90€) e na Feira do Livro de Lisboa (com desconto de Feira) onde irá decorrer uma sessão de autógrafos com a presença da autora já no próximo domingo, dia 7 de Junho, às 16h30, no espaço da editora.