quinta-feira, 19 de novembro de 2015

'Romance da Raposa' encerra 4ª edição do ciclo 'Cenas ao Domingo' no Freeport


O ciclo de teatro infantil ‘Cenas do Domingo’, promovido pelo Freeport, está prestes a terminar, mas não sem antes levar a palco a peça ‘Romance da Raposa’, uma produção do grupo Reflexo.

Salta-Pocinhas é a raposa matreira protagonista desta última história levada ao Freeport no âmbito do ciclo ‘Cenas ao Domingo’. A ela se juntam o Lobo Brutamontes e a Fuinha, que nesta fábula bem-humorada personificam defeitos tão característicos do ser humano.

O espectáculo gratuito, com duração de 60 minutos e indicado para crianças a partir dos 6 anos de idade, decorre a partir das 12h00, no Auditório 5, do Centro de Congressos do Freeport.
A sala tem lotação de 408 lugares sentados. As portas abrem às 11h30 para acomodar o público presente.

Sinopse ‘Romance da Raposa’
O “Romance da Raposa” conta-nos uma hilariante fábula situada numa floresta portuguesa da Beira Alta. A história é protagonizada pela mais astuta das raposas que dá pelo nome de Salta-Pocinhas. A protagonista passa a vida a enganar tudo e todos para levar a bom porto o seu único objectivo: “encher a pança”. A sua maior vítima como não poderia deixar de ser é o Lobo Brutamontes, o governador da floresta, que tenta impor a sua força a todo o custo e não perde uma oportunidade para abusar do exercício de poder. Apanhada sempre desprevenida entre a guerra, “cérebro versus força”, está a Fuinha, uma pobre coitada alienada e a maior de todas as vítimas.
Aquilino Ribeiro aponta o dedo ao ser humano, transferindo para os animais as características do “bicho homem”, criando um paralelo ao nível dos comportamentos, que resulta num incrivelmente bem-humorado e assertivo texto. A versão teatral do Reflexo como não poderia deixar de ser, está recheada de música, muita comédia, um elenco de luxo e uma cenografia mágica.