segunda-feira, 8 de outubro de 2018

O Mundo da Escrita de Martin Puchner


Porque lemos? Qual a importância da literatura? Porque é que contar histórias é tão natural para o ser humano? Como é que a escrita transformou o planeta num mundo de literatura? Martin Puchner responde a estas e muitas outras questões em «O Mundo da Escrita», um livro que conta a história da escrita, das histórias e da literatura. 

Já disponível nas livrarias, «O Mundo da Escrita» acompanha a estrondosa transformação que o mundo e a humanidade sofreram desde a escrita surgiu. Esta narrativa ímpar, que analisa dezasseis textos fundamentais selecionados a partir de um universo de mais de quatro mil anos de literatura, descreve ainda os inventos que moldaram os povos, o comércio e a história, nomeadamente as técnicas de escrita, a prensa e o livro. 

«Foi apenas quando as histórias contadas se cruzaram com a escrita que a literatura nasceu. Anteriormente, as histórias tinham existido nas culturas orais, com diferentes regras e propósitos. Mas depois de as histórias contadas se ligarem à escrita, a literatura emergiu como uma nova força. Tudo o que se seguiu, toda a história da literatura, começou por este movimento de intersecção, o que implicou que, para contar a história da literatura, tivesse de me concentrar ao mesmo tempo nas histórias contadas e na evolução das tecnologias criativas, como o alfabeto, o papel, o livro e a prensa.», afirma o autor na introdução. 

Entre os vários temas abordados, encontra-se o livro de cabeceira de Alexandre o Grande, Gutenberg, Dom Quixote, literatura pós-colonial, e muitos outros. De Hogwarts à Índia, e ainda com uma viagem à Lua, esta investigação e exploração da literatura levarão o leitor numa viagem universal e sem precedentes.

Sobre o Autor

Martin Puchner é titular da cátedra Byron e Anita Wien de Literatura Inglesa e Comparada, na Universidade de Harvard. É autor de livros vencedores de vários prémios, cujas temáticas vão da filosofia às artes, como Norton Anthology of World Literature, um bestseller em seis volumes, e do Harvard xMOOC (Massive Open Online Course), que tem transmitido o fascínio pela literatura a estudantes de todo o mundo. Vive em Cambridge, Massachusetts, EUA.