quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Scott Turow, o grande mestre do thriller jurídico


Depois de Testemunho, Scott Turow está de regresso com Presumível Inocente, a sua obra mais icónica e que já foi adaptada para filme com Harrison Ford num dos papéis principais. John Grisham, outro colosso do thriller jurídico, tem Scott Turow como seu mentor. Quando questionado qual a obra que mais influenciou a sua carreira, Grisham não hesita em responder que foi Presumível Inocente. «Foi publicado pela primeira vez em 1987 e ninguém ainda tinha ouvido falar do Scott, eu ainda não tinha terminado o meu primeiro livro, mas o livro dele era realmente brilhante. O livro simplesmente eletrizou o género do thriller jurídico. O Scott não criou o género, mas encheu-o de energia e inspirou-me a terminar o meu livro Tempo de Matar e a sonhar com coisas maiores.» O livro já se encontra disponível nas livrarias. 

Sinopse

Um thriller jurídico em que transparece a mestria da prosa de Scott Turow bem como a riqueza com que rodeia a construção das suas personagens. Advogado de profissão, Turow foi buscar inspiração à sua experiência junto dos tribunais, conferindo talento e veracidade num universo transbordante de suspense e de intensidade. Carolyn Polhemus uma bela e sensual advogada é assassinada. O promotor público Rusty Sabich é designado para um caso que pode marcar para sempre a sua carreira: no meio da campanha para reeleição do seu chefe, pressionado pelos resultados, precisa de descobrir quem é o responsável pelo assassínio da colega com a qual partilha não só o escritório mas também uma relação escaldante. O ambicioso — e casado — procurador parece disposto a tudo para esconder esta informação da justiça. Até que se torna o principal suspeito.

Sobre o Autor

Scott Turow é autor de oito obras de ficção, entre as quais Danos Pessoais, Erros Reversíveis, O Medo dos Bravos, Juiz Por Um Fio e o famoso thriller Presumível Inocente, que foi adaptado para o cinema por Alan J. Pakula e que conta com Harrison Ford como protagonista, entre outros atores de renome. Os livros de Turow estão traduzidos em mais de vinte e cinco línguas e já venderam mais de vinte e cinco milhões de exemplares em todo o mundo. Ele escreve também ensaios e artigos de opinião para publicações como o New York Times, o Washington Post, a Vanity Fair, o The New Yorker, a Playboy e o The Atlantic.