segunda-feira, 9 de março de 2020

Crónica Coaching - Nuno Reis


Quebrar o dom de tomar decisões de m***a.

Dou as boas vindas a mais esta partilha. Hoje vamos continuar a abordar o tema “decisões de m***a “ e no seguimento do artigo da semana passada, entras na altura em que após a tomada de consciência de que é prioritário alterar e melhorar o modus operandi, inicias o processo que vai originar a tua revolução interna.

O primeiro ponto que pretendo que saibas e tomes atenção, é quer as pessoas que e conhecem foram habituadas por ti, a um determinado padrão de decisão e de comportamento, o que vai originar (de inicio) o descrédito e a desvalorização para o que pretendes implementar na tua vida, significando que as tuas tentativas iniciais vão ser associadas ao teu perfil anterior e vais sentir através de palavras e olhares, a opinião de quem conhece o teu desequilíbrio e falta de consistência. Comecei por este ponto por considerar que é base da tua mudança e o primeiro teste que vais sentir, uma vez que estas pessoas fazem parte do teu círculo próximo (peer group), muitas associadas à tua necessidade de aceitação e por isso, com a capacidade de quebrar a tua vontade de melhorar. Falei em teste porque neste momento a tua capacidade de liderança vai ser questionada, uma vez que neste fase é importante analisares quem está próximo de ti e qual a influência que tem sempre que necessitas de tomar uma decisão. A força do compromisso vai ser testada porque instintivamente vais afastar-te destas pessoas que te bloqueiam e distraem, uma vez que vais quebrar ligações assentes em necessidade e criar novos fluxos de oportunidade. Quero que saibas que por renovares a tua linha de vida não significa que estás a desrespeitar alguém ou a faltar a palavra, precisas desta reorganização de tempo para estabeleceres novos fluxos de acção de desenvolvimento pessoal e isso vai implicar também a renovação de prioridades e identificação de pontos de bloqueio e de distração, seja em locais ou em pessoas. 

O segundo ponto é o que identificas no espelho quando acordas de manhã porque o que aceitas ser, vai servir de base do que acreditas estar ao teu alcance e ser real. A imagem que tens de ti mesmo(a) foi criada e solidificada ao longo das tuas experiências, fazendo com que tenhas habituado a tua mente a um determinado hábito de decisão e rotina de reacção. Este padrão, criado numa fase inicial como uma resposta de sobrevivência ao que está a ser sentido, ao ser desenvolvido e colocado como base de tudo o que é considerado real e verdadeiro, vai criar no processamento mental certezas e crenças que vão orientar o foco para a aceitação de impossibilidade, improbabilidade e resignação. Para quebrar esta influência é necessário limpar a mente de pensamentos fora de contexto e desenquadrados, criando o espaço para a implementação de um padrão mais propício à obtenção dos resultados pretendidos. Recorda que a tua força interna precisa de ser nutrida e orientada para que seja orientada para a sua optimização e com isto chegamos ao 3º ponto.

O 3º ponto a teres em conta é que o teu sistema de gestão, de organização, de coordenação e de prioridades, vão ser renovados, passando a estar assentes em critérios com maior consistência e qualidade, contribuindo de forma directa para a melhoria de resultados obtidos. Esta alteração vai originar o reenquadramento dos hábitos e das rotinas que tinhas até então, pelo facto de originar a rectificação do teu sistema de prioridades e com isso, a localização do teu foco vai ser reorientado para uma nova matriz de objectivos e de metas. Para que seja alcançada esta melhoria também é importante que tenhas a consciência de que o modo de como geres o tempo vai ser alterado, em todas as áreas da tua vida.

O 4º ponto vai acontecer de forma natural. No seguimento dos pontos anteriores vais passar a sentir a vida de uma forma mais disponível às oportunidades e no upgrade desenvolvido a nível de aptidão. A obtenção de novos conhecimentos, ferramentas, recursos e técnicas vai originar o aumento de confiança, de motivação e de compromisso. Esta nova forma de ser e de estar vai permitir que aumentes a tua capacidade de identificar, interpretar e optimizar oportunidades, assim como vais ficar mais apto(a) a lidar com inesperados e imprevistos. 

O 5º ponto a saber é que vais precisar de um período de adaptação aos novos valores e prioridades, para que cries o espaço, identifiques o que é desnecessário e está a criar distrações, saibas o que estás a procrastinar por medo ou vergonha do desconhecido do não saber, decidas objectivos intermédios e metas, estabeleças o teu sistema de critérios e de prioridades, analises o que precisas de aprender para atingir o nível superior de eficácia, o estabelecimento do teu plano de acção em termos de tarefas prioritárias, obrigatórias, necessárias, delegáveis e desnecessárias, ou seja, precisas de ter paciência contigo mesmo(a) para que consigas a mudança/melhoria que pretendes para o teu futuro.

O 6º ponto vai ser a base de tudo o que vais conseguir: o compromisso para contigo mesmo(a) para que mantenhas o processo activo, enquadrado e dentro dos objectivos traçados como intermédios. Também vai ajudar-te em momentos em que vais falhar e errar, mantendo o foco na solução e na resposta, na capacidade de lidar com a exigência que o desafio de melhoria vai trazer até ti.

O 7º ponto que deves colocar no centro de tudo o que consideras ser a tua vida, é que está tudo ao alcance do que fizeres do teu tempo e está relacionado com o modo de como acreditas e abordas a fantástica oportunidade que é a tua vida. O facto incontornável é que vão existir alturas em que não vais conseguir e que não é por isso que deixaste de ser a pessoa talentosa que és, apenas significando que tiveste a vivência um momento de aprendizagem e que estás no processo de fortalecimento interno em termos de capacidade de resposta, de aptidão e de entrada num nível superior de consciência. Recorda que cada experiência traz consigo o adquirir de conhecimento fundamental de memória, de comparação e de conhecimento de um novo padrão. Acima de tudo, ousa fazer acontecer e mantém o foco na prioridade de tudo o que pretendes que seja a tua vida, porque no desafio nasce a oportunidade que procuras para dar o salto!

Está ao teu alcance!

Coach Nuno Reis   
Coaching Transformacional e Gestor de Carreira
coachnunoreis.com

Apresentação Nuno Reis

Chamo-me Nuno e ajudo pessoas a ficarem mais confiantes, motivadas e a saberem como optimizar o imenso potencial que têm dentro de si. A minha vocação é simplificar o que é necessário ser desenvolvido, para que conheçam a forma mais adequada de aproveitar oportunidades.
O foco é o potencial que tens dentro de ti e a criação da estratégia personalizada que dê resposta às tuas reais necessidades e com isso, teres acesso a um nível superior de performance e de sucesso.

A preparação mental é fundamental e vamos criar um plano personalizado de melhoria, para que melhores a forma de como geres as tuas emoções, energia e motivação, fortalecendo a tua capacidade de resposta em toda e qualquer situação. O plano que iremos criar juntos tem previsto a expansão da tua influência e notoriedade nas redes sociais, para que aumentes a percentagem de seguidores e com isso, consigas mais contactos qualificados para alavancares o teu sucesso. Vamos planear reuniões enquadradas com o teu Plano estratégico, assim como programas e eventos de fortalecimento de imagem. O aconselhamento e a orientação de tudo o que envolve a base do sucesso que pretendes alcançar.
Vais ter o meu compromisso, dedicação e proximidade, em todos os momentos do processo, factor que faz parte de quem sou e do modo de como trabalho, por ter a consciência da importância de sentires confiança. segurança e motivação e sentires que és respeitado(a) como pessoa.