A revelação de que os genes e algumas substâncias bioquímicas controlam as nossas emoções pode ser perturbadora. Mas tal como saber o que faz um carro funcionar não retira o prazer da condução, saber como as emoções funcionam não nos rouba as experiências que elas induzem. É por isso que continuamos a chorar quando assistimos a This Is Us, a rir com The Office e a ter medo de Halloween.
Desmistificar os sentimentos e as emoções não reduz o seu impacto no nosso corpo e comportamento, mas alerta-nos para um dom raro: a capacidade que temos de controlar as emoções, em vez de sermos controlados por elas.
«Quanto melhor conhecermos o nosso verdadeiro Eu, mais fácil será cumprir a nossa viagem pela vida. E, se soubermos como funcionam os outros, compreenderemos melhor aqueles que não são como nós.»
Sinopse
De uma voz nova e espirituosa na ciência popular, surge um olhar inteligente e transformador sobre o que faz de nós, nós.
«Não acredito que acabei de dizer isso.» «O que me fez fazer isto?» «O que há de errado comigo?» Estamos permanentemente à procura de respostas para questões humanas fundamentais como estas, e agora a ciência já as pode dar. Os alimentos que apreciamos, as pessoas que amamos, as emoções que sentimos e as crenças que possuímos podem ser rastreadas até ao nosso ADN.
Este livro é ciência popular no seu melhor e descreve numa linguagem acessível como a genética, a microbiologia e a psicologia trabalham juntas para influenciar a nossa personalidade e as nossas acções. Misturando pesquisas de ponta e humor, Prazer em Conhecer-me está repleto de ideias fascinantes que mostram quem realmente somos e como nos podemos tornar melhores.
PVP: 21,98€
A Vogais disponibiliza as primeiras páginas para leitura aqui.