Esta semana iremos abordar a importância do relaxamento e exercícios adequados que ajudam a relaxar o corpo e a mente.
Os exercícios de relaxamento são úteis para aliviar ou melhorar problemas muito diferentes entre eles, como por exemplo: a ansiedade, o stress, a dor, a insónia, entre outros. Está provado que melhoram a qualidade de vida das pessoas que os praticam. Podem ser considerados uma forma de auto-ajuda.
O que devo fazer antes de iniciar um exercício de relaxamento?
1º - Informe-se previamente, junto do seu médico ou profissional de saúde da sua confiança, quais são os exercícios mais indicados para si, caso tenha algum problema de saúde;
2º - Crie uma rotina durante a semana, idealmente pela manhã, depois de se levantar e/ou após actividade física;
3º - Procure um ambiente tranquilo. Utilize roupa cómoda. Pode colocar som ambiente com música calma do seu agrado, ou então, se preferir, apenas o silêncio;
4º - Certifique-se que durante o tempo que tirou para estar consigo próprio (mesmo que sejam 5 minutos), ninguém o vai incomodar.
Qual a posição mais correta?
A posição mais correta é a que for mais cómoda para si. Habitualmente sugere-se a posição de deitado no chão sobre uma manta com os braços estendidos de cada lado, ou com as mãos sobre o abdómen, sobretudo para os exercícios respiratórios. Também poderá fazê-los sentado, com as costas e a cabeça direitas. Não necessita de ter as pernas cruzadas, se isso não for confortável para si.
Exemplo de exercício de respiração profunda:
Procure estar num ambiente confortável, com uso de roupa confortável. Deite-se no chão, de barriga para cima, com as mãos sobre a sua barriga e procure focar a sua atenção no exercício que vai efectuar. Feche os olhos. Preste atenção à sua respiração. Inspire lentamente pelo nariz, tentando encher a sua barriga de ar, lentamente, de forma suave, até não conseguir encher mais (sinta as suas mãos a subir). De seguida, esvazie lentamente o ar da barriga, expirando o ar pela boca. Faça uma pausa de poucos segundos e volte a realizar o exercício. À medida que vai repetindo o exercício tente ficar cada vez mais concentrado na sua respiração e sinta que vai acalmando os batimentos cardíacos, sinta o controlo que tem sobre o seu corpo.
Só a respiração e o controlo da mesma, já é uma enorme ajuda para que consigamos relaxar o nosso corpo e, também, a nossa mente. Experimentem. É eficaz.
Muito obrigado por continuar sempre desse lado. Cuide de si e da sua saúde.
Apresentação Joana Franco
Chamo-me Joana Franco, tenho 32 anos, e sou natural de Geraldes, aldeia pertencente ao Concelho de Peniche.
Enfermeira de Profissão, terminei o Curso de Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil, em Lisboa, no ano de 2010.
Nos anos mais recentes abracei desafios noutros países, nomeadamente Dubai onde fiz parte um projecto na área de Turismo, e em Inglaterra, onde trabalhei como Enfermeira em “Nursing Homes”, a cuidar de Pessoas com Demência.
Em Portugal, demonstrei o meu trabalho como Enfermeira no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Hospital Júlio de Matos e, actualmente, trabalho na Clínica Psiquiátrica de Lisboa, em Telheiras.
Sou uma pessoa que aceita novas aventuras e, como tal, aceitei o convite de escrever para o Blog ‘Cultura e não Só’, em que apresento novos pontos de vista e dicas para tornar melhor a saúde do leitor.