quinta-feira, 12 de março de 2020

Estreias de cinema de 12 de Março de 2020


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:


Academia Cranston - Cenas Monstruosas!

Danny, de 15 anos, é um aluno excepcional que se esforça por encaixar no assustador mundo da adolescência. Liz é filha de um cientista famoso que tenta provar o seu próprio valor, quando todos tendem a compará-la ao pai. Quando Danny é convidado para estudar na Academia Cranston, uma escola de elite onde apenas entram os melhores, vai conhecer Liz que, até ao momento se tem revelado a melhor. Com alguma dificuldade em dividir os créditos com o miúdo novo, ela acha-o detestável. Numa tentativa de mostrar as suas capacidades, Danny abre acidentalmente um portal para um universo paralelo povoado por monstros e demónios. Criaturas de todos os géneros ficam agora soltas pela escola, colocando em perigo estudantes, professores e funcionários. É então que Liz percebe que tem de colocar o orgulho de lado e ajudar o novo colega a salvar a escola.
Uma comédia familiar com realização do mexicano Leopoldo Aguilar ("Monster Island") e argumento de Bob Barlen e Cal Brunker. 



A Minha Vida Como JT Leroy

JT LeRoy ficou mundialmente famoso após o sucesso de "Sarah" (2000), um romance de cariz autobiográfico. Durante vários anos, o ex-prostituto e toxicodependente foi uma personagem de culto. A sua história pessoal e, sobretudo, a escrita baseada nas suas supostas experiências tornaram-se um inesperado sucesso, atraindo a atenção de outros autores importantes e celebridades do cinema e dos espectáculos. Tudo desabou em 2005, quando veio a público que JT LeRoy era uma personagem fictícia criada por Laura Albert, uma romancista de São Francisco (EUA), que tentava singrar no meio literário. Durante anos, Laura enganara a indústria e a elite de Hollywood com a ajuda de Savannah Knoop, meia-irmã do seu marido, que encarnou a personagem em várias aparições públicas.
Com realização de Justin Kelly, um filme dramático que tem por base o livro de memórias "Girl Boy Girl: How I Became JT Leroy", de Savannah Knoop. Com Kristen Stewart no papel de JT LeRoy, o elenco conta também com Laura Dern, Jim Sturgess e Diane Kruger, entre outros.


Os Melhores Anos da Nossa Vida

No passado, o octogenário Jean-Louis Duroc (Jean-Louis Trintignant) foi muito apaixonado por Anne Gauthier (Anouk Aimée). O romance, apesar de breve, deixou marcas profundas e as vivências dessa época são as poucas memórias que sobreviveram ao avançar da idade. Comovido por aquele sentimento tão vívido, o filho de Jean-Louis decide recuperar aquele amor perdido e proporcionar-lhes um reencontro. Cinco décadas passadas, Anne volta a entrar na vida de Jean-Louis e a ligação entre eles parece reiniciar-se exactamente no ponto onde tinha ficado.
Apresentado no Festival de Cannes, uma história de amor realizada por Claude Lelouch que complementa os seus filmes anteriores "Um Homem, Uma Mulher" (1966) – Palma de Ouro em Cannes, Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e Argumento Original, e Globo de Ouro para Melhor Filme Estrangeiro e Actriz – e "Um Homem e Uma Mulher: 20 Anos Depois" (1986), ambos protagonizados Trintignant e Aimée.