terça-feira, 10 de março de 2020

Não há planeta B


No dia 13 de Março a Desassossego vai publicar o livro Não há Planeta B um livro sobre o ambiente escrito por Carmem Lima, coordenadora do Centro de Informação de Resíduos da Quercus.

Para além dos conselhos práticos para termos um ambiente e vida mais sustentável , o livro fala-nos sobre o consumo de recursos, sobre a poluição ambiental, a cultura do descartável, a separação do lixo e mobilidade.

Está nas nossas mãos mudar o planeta. Podemos começar por falar com a autora e obter conselhos úteis para colocarmos em prática.   

Está nas nossas mãos ajudar a mudar o rumo do Planeta. E se é verdade que as grandes mudanças conjunturais são fundamentais para garantir a continuidade da espécie humana, igualmente importantes são as medidas adotadas por cada um de nós.

Reduzir o consumo de recursos, aumentar a eficiência energética e o recurso a energias renováveis, optar por sistemas de mobilidade suave ou adotar a política dos 5R na gestão dos nossos resíduos urbanos são pequenos gestos que nos tornam mais responsáveis em termos ambientais.

Mas, para reduzir a pegada ambiental, o mais importante é estarmos preparados para pensar, comprar e até comer de forma diferente. Porque todos os pequenos gestos são importantes, como a produção deste livro em papel reciclado.

Sobre a Autora
Carmen Lima é coordenadora do Centro de Informação de Resíduos da Quercus e coordenadora fundadora do SOS AMIANTO — Grupo de Apoio às Vítimas de Amianto. Trabalha a temática dos Resíduos, das Políticas de Prevenção da produção de resíduos, o conceito da Economia Circular e o tema do Amianto. Iniciou a carreira profissional em 1999, na área da Gestão de Resíduos. É licenciada em Engenharia do Ambiente, pós-graduada em Gestão Ambiental e em Construção Sustentável, e mestre em Planeamento e Construção Sustentável Encontra-se a realizar o doutoramento em Engenharia do Ambiente no IST.

Tem participado como oradora e moderadora em diversas conferências, seminários e audições em Portugal, no Brasil, em Cabo Verde, na Polónia, na Bélgica e nos EUA. Foi responsável pela apresentação da rubrica «Querido Ambiente» do programa Queridas Manhãs da SIC.