Se há figura incontornável na história da música, é Beethoven. Compositor que acreditava que a música era a linguagem de Deus e que, no entanto, será talvez o mais humano de todos os compositores. Toda a humanidade cabe na sua música sendo talvez por isso tão universal. Amante da liberdade, pega no classicismo de Haydn e lança a música no Romantismo.
No ano em que se assinalam os 250 anos do seu nascimento, o tema dos Dias da Música em Belém não poderia ser outro se não o próprio Beethoven.
Neste festival vamos percorrer grande parte da obra deste compositor, como a integral dos Concertos para Piano interpretados pelo pianista Artur Pizarro acompanhado pela Orquestra Sinfónica de Wuppertal, dirigida por Julia Jones. Não faltará a sua ópera que fala de liberdade e da luta contra a tirania, isto no fim de semana em que se celebra o 25 de Abril em Portugal. Para este Fidelio teremos um elenco digno das principais casas de ópera e que conta com o tenor Stephen Gould como Florestan, a soprano Ingela Brimberg como Leonore ou o barítono Sebastian Holecek como Don Pizarro, que se juntam ao Coro do Teatro Nacional de São Carlos e à Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida pela maestrina Joana Carneiro.
Outro ponto forte será a recriação do famoso concerto de 22 de Dezembro de 1808 no Theater an der Wien, em que foram estreadas as Sinfonias n.º 5 e n.º 6, o 4.º Concerto para Piano e a Fantasia Coral. Para esta recriação, contaremos com o pianista Peter Rösel, a soprano Camilla Nylund, o Coro Participativo dos Dias da Música em Belém e a Orquestra de Câmara de Viena, dirigida pelo maestro Bruno Borralhinho. Outra orquestra que nos visitará nestes Dias da Música em Belém é a Orquestra da Ópera Estatal da Hungria e que nos vai trazer o Concerto para Violino e a 7.ª Sinfonia, com o violinista alemão Linus Roth e o maestro Nuno Côrte-Real – concerto que irá ainda a Torres Vedras e a Budapeste, levando os Dias da Música em Belém para fora de portas.
A Orquestra Metropolitana de Lisboa vai trazer-nos a 8.ª Sinfonia e o Triplo Concerto, com um trio de solistas notáveis: Tatiana Samouil no violino, Pavel Gomziakov no violoncelo e Andrei Korobeinikov no piano.
Como não poderia deixar de ser, para terminar este grande festival dedicado a Beethoven, contaremos com a 9.ª Sinfonia na interpretação da Orquestra XXI, trazendo de volta ao CCB jovens músicos que integram algumas da principais orquestra europeias.
Não faltarão as Sonatas e as Variações para Piano com nomes como António Rosado, Miguel Borges Coelho, Marta Zabaleta, Peter Rösel, numa clara demonstração da força musical portuguesa.
Teremos as Sonatas para Violino e para Violoncelo, Trios, Quartetos, Quintetos e Septetos, contando para isso com solistas e agrupamentos como os Solistas de Lisboa, os Portuguese Chamber Soloists, o Ensemble Darcos e o DSCH – Schostakovich Ensemble. Para completar o ciclo das sinfonias, contaremos ainda com a Jovem Orquestra Portuguesa e com a orquestra Melleo Harmonia e teremos um palco inteiramente dedicado aos agrupamentos mais jovens e às escolas de música.
Não faltarão desafios lançados a compositores contemporâneos para trabalharem a partir da Grande Fuga e da Sonata op. 111, ou a músicos de jazz, como Daniel Bernardes, para trabalharem as raramente ouvidas Canções de Várias Nacionalidades, recolhidas e harmonizadas por Beethoven.
Também o mundo da dança prestará a sua homenagem a Beethoven, como é o caso do espectáculo 9, uma coprodução Cas Public & Kopergietery, com coreografia de Hélène Blackbur, e que sublinha essa verdadeira batalha de superação que Beethoven travou contra a surdez progressiva, dado que entre os bailarinos também há elementos com perdas auditivas, o que torna este espectáculo particularmente tocante e surpreendente. Também a Companhia Nacional de Bailado prestará a sua homenagem a Beethoven recuperando coreografias pensadas para a música do compositor.
Por fim, e tirando partido desta reunião excepcional de artistas no CCB, teremos uma série de masterclasses que transformarão o CCB numa verdadeira Fábrica de Música, tudo a partir de Beethoven.