sexta-feira, 13 de março de 2020

Quem disse que as mulheres não vão (literalmente) à guerra?


Em Mulheres Guerreiras, a autora Pamela D. Toler desvenda os motivos pelos quais a presença das mulheres guerreiras foi apagada da história. Revela-nos que elas sempre combateram – e não apesar de serem mulheres, mas precisamente porque o eram.

Quando se excluem as mulheres guerreiras – ou as cientistas, matemáticas ou escritoras – dos registos históricos, é fácil concluir que, com poucas exceções, as mulheres nunca combateram, realizaram descobertas ou fizeram uma diferença no mundo. Se as mulheres não aparecem nos livros de História, é fácil esquecer que elas pintaram quadros no Renascimento, que foram decisivas para a descoberta da estrutura do ADN ou que calcularam trajetórias de foguetões para a NASA. Estudar as mulheres guerreiras da história é importante, porque elas fazem parte da «história oculta do mundo».

«Na verdade, as mulheres sempre foram para a guerra: combatiam para vingar as suas famílias, defender as suas casas (ou cidades ou nações), conquistar a independência relativamente a uma potência estrangeira, expandir as fronteiras do seu reino ou satisfazer a sua ambição.

Um punhado de mulheres abriu caminho à cotovelada até aos relatos históricos. Por vezes são recordadas nos seus países de origem como heroínas nacionais, mesmo que tenham sido esquecidas pelo resto do mundo. Porém, a grande maioria de mulheres guerreiras – de farda ou não, desejosas de combater ou movidas pelo desespero de se defenderem – foi relegada para as sombras da história, escondida em notas de rodapé ou quase apagada.»

Sinopse
A mulher guerreira foi sempre considerada uma exceção. Porém, a realidade é outra: as mulheres sempre combateram em guerras. Nesta fascinante história, Pamela Toler apresenta-nos não apenas mulheres que pegaram em armas, mas mostra-nos também porque o fizeram e o que aconteceu quando abandonaram os seus tradicionais papéis femininos e assumiram outras identidades. Da Antiguidade remota ao século XX, estas são as histórias de mulheres que combateram porque queriam, porque precisavam ou porque podiam. 

Sobre a Autora
Pamela D. Toler vai para além dos limites habituais na história americana para nos contar histórias de outras regiões do mundo, bem como as perspetivas do outro lado do campo de batalha, da marca do género ou da barreira da cor de pele. É autora de The Heroines of Mercy Street: The Real Nurses of the Civil War, entre outros livros. A sua obra foi mencionada em Aramco World, Calliope, History Channel Magazine, MHQ: The Quarterly Journal of Military History, e em Time.com.