A Automobili Lamborghini
apresenta o Lamborghini Centenario no Salão Automóvel de
Genebra, num ano em que a marca comemora o centenário do
nascimento do fundador Ferruccio Lamborghini. Apenas 20
versões coupé e 20 versões roadster do Centenário serão
produzidas e todos os 40 carros já estão vendidos, com um
preço base inicial de 1,75 milhões de euros.
O Centenario continua a estratégia one-off da Lamborghini e
demonstra inovadores desenvolvimentos nas áreas do design e
engenharia da Lamborghini. Utilizando a arquitectura do motor
V12, o Centenario está equipado com um bloco naturalmente
aspirado e debita uma potência de 770 Cv. A aceleração 0-100
km/ é de escassos 2,8 segundos e atinge os 300 km/h em 23,5
segundos, enquanto a velocidade máxima é superior a 350 km/h.
Para a recuperação na travagem 100-0 km/h necessita de uma
distância de apenas 30 metros. O chassis e a carroçaria foram
fabricados em fibra de carbono pelo que o peso total não
ultrapassa os 1.520 kg, permitindo que a relação
peso/potência seja de apenas 1,97 kg/cv. A resistência
torsional é de 35.000 Nm/grau.
O design aerodinâmico do carro inclui uma asa traseira
amovível (em 150 mm e numa inclinação até 15 graus),
oferecendo mais downforce em altas velocidades.
É o primeiro Lamborghini que está equipado com um eixo
traseiro direccional o que proporciona maior agilidade e
estabilidade; um ecrã táctil inovador fornece a ligação com
os sistemas de informação e entretenimento, incluindo a
navegação na Internet e a Apple CarPlay.
O comprimento total é de 4,92 metros e a altura de 1.14
metros. Destaca um difusor na secção traseira e grandes
entradas de ar no capot do motor que são uma reminiscência
dos desportivos da década de 1970. Foi utilizada tecnologia
LED e as portas, como nos restantes modelos de 12 cilindros,
abrem para cima. As jantes são de 20 e 21 polegadas (frente
e atrás, respectivamente) do tipo “monoporca” central e os
pneus Pirelli P Zero, cujo desenho foi optimizado para
favorecer as prestações do eixo traseiro direcional. Os
travões são em cerâmicos e de fibra de carbono.
"O Centenario é um carro que combina perfeitamente tradição
e inovação. Está dirigido para o futuro, honrando a lenda
que é Ferruccio Lamborghini", diz Stephan Winkelmann,
Presidente e CEO da Automobili Lamborghini. "O Centenário é
uma oportunidade para os nossos designers e engenheiros de
transcender algumas das restrições de produção em carros de
série para atingir um resultado incomparável. O Centenario
provou ser imediatamente como o carro de um número restrito
de coleccionadores, ao mesmo tempo demonstrando as novas
tecnologias da Lamborghini e oferecer um excelente
desempenho.
É o tributo mais adequado a Ferruccio Lamborghini no ano do
seu centenário: um homem que criou uma marca excepcional, que
acreditava que tudo era possível e produziu carros
extraordinários; o icónico Centenario é um superdesportivo
para Ferruccio Lamborghini e o futuro que ele e nós
acreditamos no momento actual ".