Joaquim de Almeida volta a ser o anfitrião perfeito da quinta edição do Festival Grant’s True Tales, que este ano se apresenta como Grant’s Stand Together, reforçando a sua estratégia de comunicação no naming e na programação do próprio festival. O evento estende-se, pela primeira vez ao Porto, nos dias 22 e 23 de Abril e reabre as portas do mítico Cinema Batalha, cujas fachadas exteriores receberão a intervenção artística de Wasted Rita.
Já sob o novo naming, o festival de storytelling Grant’s Stand Together arranca em Lisboa, no Cinema São Jorge, com uma programação de três dias. De 14 a 16 de Abril, o espaço acolhe, novamente, este evento pioneiro em Portugal que, à semelhança dos anos transactos, contará com storytellers de luxo, como Ana Galvão, Carlão, Fernanda Serrano, Gisela João, Inês Castel-Branco, João Quadros, José Avillez, Marisa Liz, Nuno Gama, Pedro Ribeiro, Pedro Tochas e Vasco Palmeirim.
A nova edição do Festival Grant’s Stand Together no São Jorge, pauta-se, também, pela actuação de duplas imperdíveis, Tiago Bettencourt e Márcia em “Concerto com histórias”; uma partilha de histórias entre as amigas Capicua e Beatriz Costa em “Get together em minha casa”, formato que também acolhe um concerto com conversa entre Manuel Fúria e Luís Severo.
Um cenário intimista, com amigos de longa data ou até amigos improváveis que partilham com o público, um serão em sua casa.
Fernando Alvim continua a marcar presença em 2016, com a apresentação da Maratona #IOU, em Lisboa, onde o público sobe ao palco para partilhar histórias de vida.
O Festival integra ainda as habituais sessões de cinema. Estamos a falar de “Filmes do real” sob coordenação de Rui Pedro Tendinha, onde serão exibidos; “Meio Caminho da História”, um documentário de Nuno Duarte (Jel); “1960”, de Rodrigo Areias - documentário sobre o arquitecto Fernando Távora; a antestreia do poderoso “Viver à margem”, com Richard Gere.
Tanto em Lisboa, como no Porto, poderemos contar com pequenas tertúlias ou palcos estrategicamente espalhados pelos vários ambientes intimistas e divertidos, ao cargo de DJ’S como Benjamim, Inês Meneses, Pedro Ramos ou Zé Pedro dos Xutos, que partilham os seus discos preferidos, em “Friends will be friends".
A componente solidária mantém-se nesta edição, com parte das receitas a reverter para a Casa do Artista, com intuito de prestar homenagem a uma classe profissional cujas histórias tanto enriquecem as nossas vidas.
Quanto à organização e programação, estão a cargo da H2N que revelará, brevemente, o cartaz completo para os dias 22 e 23 de Abril no Cinema Batalha, no Porto.
Lisboa (Cinema S. Jorge) – 14, 15, 16 Abril
Porto (Cinema Batalha) – 22 e 23 de Abril