O mar é indispensável! A essa constatação junta-se a ideia da importância de conhecê-lo bem. É a pensar nos mais pequenos que os autores desta relevante obra sobre o mar desenvolvem os temas abordados. Colocando diferentes perguntas, fornecem múltiplas respostas, numa linguagem clara e acessível. Como é que o mar apareceu na Terra? Podemos encontrar água fora do Sistema Solar? E vida? O que faz com que o Mediterrâneo seja muito mais salgado do que o Atlântico? Então porque é que há duas marés diárias se a Lua só passa uma vez por dia por cima de um dado ponto?
Um livro informativo, com o qual os mais jovens muito poderão aprender sobre o fascinante tema do mar.
«Aquilo que a ciência nos ensinou sobre as origens do mar, a sua natureza física, os seus movimentos, o seu papel nas alterações climáticas, obriga-nos a olhá-lo como o coração de um sistema global de que depende o equilíbrio do planeta.
Para lhe dar toda a sua dimensão, unimos os nossos conhecimentos e os nossos olhares: o astrofísico para contar o papel do mar no Sistema Solar e no Universo, e o oceanógrafo para o observar desde a Terra, mergulhando nas suas profundezas extremas.
Vamos deixar aos nossos netos este planeta num estado precário; sabem que deverão olhar por ele. Desejamos também despertar a sua curiosidade. E que conservem esta capacidade de deslumbramento que tanto gostamos de ver brilhar nos seus olhos…»
Sobre os Autores
Hubert Reeves, astrofísico com o ar de «poeta do espaço», ensina cosmologia em Montreal e Paris. Escritor muito popular, publicou na Gradiva todos os seus livros – Um Pouco Mais de Azul, A Hora do Deslumbramento, Malicorne, Aves Maravilhosas Aves, A Agonia da Terra, Crónicas dos Átomos e das Galáxias, Já Não Terei Tempo, Últimas Notícias do Cosmos, Poeira das Estrelas e O Universo Explicado aos Meus Netos – alguns dos quais foram best-sellers. Preocupado com questões ambientais, Reeves preside à associação Humanidade e Biodiversidade.
Yves Lancelot é oceanógrafo, antigo director de investigação do Centro Nacional de Investigação Científica (CNRS) francês e professor universitário.