Com o patrocino da ŠKODA a dupla Pedro
Meireles / Miguel Castro vai disputar ao volante do competitivo ŠKODA Fabia R5
o Campeonato Nacional de Ralis 2016. Desde a sua estreia na temporada do ano
passado, o Fabia R5 tem conhecido inúmeros sucessos nos quatro cantos do
mundo e os mais prestigiados títulos a nível internacional pelo que é com
natural expectativa que o mesmo também aconteça no Nacional de Ralis 2016.
Com o patrocínio da ŠKODA / SIVA, a dupla Pedro Meireles / Miguel Castro com o ŠKODA
Fabia R5 que já esteve na jornada de abertura do Campeonato Nacional de Ralis 2016 nos dias
4 e 5 de Março, com a realização do Rali Serras de Fafe.
A opinião do Campeão Nacional de Ralis em 2014
A época de 2016 do Campeonato Nacional de Ralis iniciou-se uma vez mais nos míticos
troços de terra batida da Serra de Fafe com dupla Pedro Meireles / Mário Castro, que ostentaram o número 10 a
bordo do ŠKODA Fabia R5 durante a época de 2016. Para esta época, a dupla contará
com um novo chassis, contudo “não tem melhorias quando comparado com o que eu
competi no ano passado. Tivemos um primeiro contacto com este chassis há uns dias e o
feeling foi positivo. Encontramos soluções interessantes para o rali e deu para readquirir
algum ritmo” indicou Pedro Meireles.
Quanto à concorrência na prova, o piloto vimaranense reitera que “trata-se do melhor
Serras de Fafe dos últimos anos! Estou satisfeito por ver tantos e tão bons projectos. Vai
ser interessante para nós enquanto praticantes e para o público” começou por afirmar o
piloto. Quanto a objectivos “queremos imprimir um ritmo forte e sobretudo lutar pela
vitória, sabendo que vamos ter uma concorrência fortíssima. Teremos de dar o nosso
melhor e queremos entrar desde o primeiro metro ao ataque para discutir a vitória.”
sintetizou Pedro Meireles. Pedro Meireles foi Campeão Nacional de Ralis de 2014 ao volante do ŠKODA Fabia
S2000. Antes de se consagrar campeão logo na sétima jornada – o Rali Vinho da Madeira
– o piloto de Guimarães já tinha conquistado a pontuação máxima de 25 pontos nos ralis
Serras de Fafe, Cidade de Guimarães, Vodafone Rali de Portugal (entre os portugueses) e
SATA Rali Açores.
O primeiro e único título de Pedro Meireles era o de Campeão Nacional de Ralis Iniciados
em 1996, passados 18 anos juntou o título de Campeão Nacional de Ralis Absoluto.
ŠKODA Motorsport: uma história de sucesso
O ŠKODA Fabia Super 2000, o antecessor do Fabia R5, que fez sua primeira aparição no
Rali de Monte Carlo de 2009 (com dois carros entregues a Jan Kopecký e a Juho
Hänninen) é o projecto mais bem-sucedido em 115 anos de história na competição da
Marca Checa. Além das dezenas de vitórias em campeonatos nacionais e um número
significativo de títulos nacionais nos quatro cantos do mundo, destaque para os maiores
sucessos a nível internacional: um total de 76 vitórias (PWRC / WRC 2 – 13; IRC – 27;
ERC – 22; APCR - 14). Juho Hänninen ganhou o IRC em 2010, Andreas Mikkelsen venceu
o IRC em 2011 e 2012, enquanto a ŠKODA garantiu o título de Construtores nas
temporadas de 2010, 2011 e 2012. Juho Hänninen também ganhou o SWRC em 2011. O
ano de 2012 trouxe ainda mais títulos para o ŠKODA Fabia S2000 incluindo o ERC com
Juho Hänninen, enquanto Chris Atkinson ganhou o APRC (Ásia-Pacífico) e a ŠKODA o
respectivo título. Em 2013 e 2014, as vitórias no ERC pertenceram a Kopecký e a Lappi,
respectivamente. Voltando ao APRC, os títulos de 2013 e 2014 também foram
assegurados pelo ŠKODA Fabia S2000, através de Gaurav Gill e Jan Kopecký,
respectivamente. Duas temporadas em que a ŠKODA garantiu novamente o título.
E no dia 8 de Abril de 2015 aconteceu mais um marco histórico para a ŠKODA: a FIA
(Federação Internacional de Automobilismo) deu luz verde à homologação do novo
ŠKODA Fabia R5. Na sequência da sua homologação, o novo carro de rali deu
continuidade aos inúmeros sucessos da ŠKODA Motorsport em vários campeonatos
disputados em todo o mundo. O Fabia R 5 foi desenvolvido a partir do novo ŠKODA Fabia
e é o sucessor do Fabia Super 2000, que entrou para a história como o carro de ralis de
maior sucesso na história da ŠKODA Motorsport.
O mais recente carro de ralis da ŠKODA possui uma verdadeira panóplia de alta
tecnologia. Em conformidade com os regulamentos da FIA, o ŠKODA Fabia R5 é equipado
com um motor turbo de 1.6 litros que debita uma potência de 279 Cv (205 kW) e um
binário máximo de 420 Nm às 4.750 rpm. Esta é uma mudança significativa, uma vez
que o Fabia Super 2000 estava equipado com um motor de 2.0 litros.
Além disso, o novo carro de quatro rodas motrizes também possui uma caixa sequencial
de cinco velocidades e suspensão do tipo McPherson. O peso do carro é de pelo menos
1.230 kg, conforme estipulam os regulamentos. Desde o início do projeto, a ŠKODA
Motorsport dedicou 15 meses de intenso trabalho ao seu desenvolvimento com a
finalidade de garantir uma interação perfeita entre todos os seus ultramodernos
componentes.
O novo ŠKODA Fabia R5 fez a estreia oficial no Mundial de Ralis WRC no Rali de Portugal
de 2015 (categoria WRC 2), apostando em duas duplas nórdicas: os suecos Pontus
Tidemand e Emil Axelsson e os filandeses Esapekka Lappi e Janne Ferm.
Na sua primeira temporada, o ŠKODA Fabia R5 garantiu um grande sucesso. Sete
presenças no WRC 2 equivaleram a onze pódios, quatro vitórias e o título para a ŠKODA
Motorsport entre as Equipas . Além disso, o ŠKODA Fabia R5 ganhou quatro títulos
nacionais. Jan Kopecký conquistou cinco vitórias consecutivas para reivindicar o
campeonato checo. Na Áustria, a experiência de Raimund Baumschlager em conjunto
com o Fabia R5 garantiu o título nacional. Norbert Herczig sagrou-se campeão nacional
na Hungria, ao volante de um Fabia R5. "Fast" Freddy Loix também triunfou no
campeonato belga. No Campeonato Ásia-Pacífico (APCR), Pontus Tidemand levou à
vitória absoluta o ŠKODA Fabia R5 e o título para a Marca Checa.