Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Piratas das Caraíbas: Homens Mortos Não Contam Histórias
Johnny Depp regressa ao grande ecrã na pele de uma das suas personagens mais carismáticas: Jack Sparrow, o mais excêntrico e sedutor pirata da história da pirataria. Desta vez, o inimigo a enfrentar é o impiedoso Armando Salazar, um capitão da marinha espanhola que lidera um exército de marinheiros fantasmas disposto a exterminar todos os piratas à face da Terra. Ameaçado de morte, a única esperança de salvação de Sparrow consiste em encontrar o Tridente do deus Poseidon, que dá a quem o possui o total domínio dos sete mares…
Produzido pela Walt Disney Pictures e pela Jerry Bruckheimer Films e distribuído pela Walt Disney Studios Motion Pictures, esta é a quinta aventura da saga "Piratas das Caraíbas", desta vez com realização de Joachim Rønning e Espen Sandberg (a dupla responsável por "Bandidas", "Max Manus" ou "Kon Tiki - A Viagem Impossível"). Para além de Depp como protagonista, o filme conta novamente com a participação de Geoffrey Rush, Orlando Bloom e Keira Knightley. A juntar-se ao elenco estão Brenton Thwaites, Carina Smyth e Javier Bardem no papel do vilão Salazar.
O Sentido do Fim
Tony Webster é um homem de meia-idade cuja existência tranquila é perturbada quando recebe uma carta de um advogado a comunicar que alguém lhe deixou um diário em testamento. Essa circunstância vai reavivar memórias com mais de quatro décadas: os companheiros da faculdade e a lembrança de um grande amor, mas também as terríveis consequências de acções impensadas da sua já tão distante juventude...
Realizado por Ritesh Batra (que ficou conhecido pela sua primeira longa-metragem, "A Lancheira"), segundo um argumento de Nick Payne, um filme dramático que adapta a obra homónima escrita por Julian Barnes, que lhe valeu o Booker Prize em 2011. A dar vida às personagens estão os actores Jim Broadbent, Charlotte Rampling, Harriet Walter, Emily Mortimer e Michelle Dockery, entre outros.
Por Onde Escapam As Palavras
A história de uma família em luto após a trágica morte da filha, vítima de um ataque terrorista. A forma como cada um encara a dor da perda, erguendo-se ou deixando-se abandonar ao sofrimento, vai alterar a forma de relacionamento entre todos.
Assinado por Luís Albuquerque ("Dom", "Dança dos Flamingos", "Geme… La Vie"), um filme dramático com o tema do terrorismo como pano de fundo, que quer ser, nas palavras do realizador, "uma homenagem a todas as mortes precoces, mas, principalmente, uma mensagem de esperança a todos que a elas sobrevivem". Os actores Bruno Manique, Leonor Nobre, Mário Bertô, João Damasceno, Isabel Girão, Beatriz Dias, Pedro "Mocho", Miguel Babo, Alexandra Curado, Paula Queirós, Nuno Café, Tó Zé Ferreira e Carlos Santos dão vida às personagens.