quarta-feira, 3 de maio de 2017

Olga Prats, Wim Mertens e Lígia Moreno abrem a 52ª edição do Festival de Sintra


A 52.ª edição do Festival de Sintra, organizado pela Câmara Municipal de Sintra com o apoio da Parques de Sintra, e que conta com a direção artística de Adriano Jordão, inicia-se já no próximo fim-de-semana e terá os reconhecidos pianistas Olga Prats (5 de Maio), Wim Wertens (6 de Maio) e Lígia Moreno (7 de Maio) em plano de destaque.

O primeiro dia de festival (5 de Maio) ficará marcado por uma homenagem aos 65 anos de carreira de Olga Prats. O Centro Cultural Olga Cadaval irá receber uma das pianistas mais laureadas do panorama musical português. Na edição deste ano, a artista preparou uma surpresa para o seu público e irá partilhar o palco com alguns convidados igualmente notáveis, tais como António Victorino de Almeida, Artur Pizarro, Alejandro Erlich-Oliva, entre outros.

No sábado (6 de Maio), e também no Centro Cultural Olga Cadaval, será a vez do compositor, contratenor, pianista, guitarrista e musicólogo Wim Mertens assumir o protagonismo. O artista belga, referência incontornável da Modern Classical, traz a Sintra, a piano solo e voz, um programa baseado na parte final do tríptico “Cran aux Oeufs” e que intitulou “Dust of Truths”, um espetáculo novo que tem recebido o aplauso unânime das mais importantes plateias mundiais. 

A fechar o fim-de-semana, no domingo (7 de Maio), Lígia Moreno apresenta um ambicioso programa que abre com a Suite Holberg de Grieg, Em seguida, um verdadeiro panorama do “pianismo” pós-romântico com a bela 4ª Sonata de Scriabin, a presença brasileira de Villa Lobos com “A Prole do Bébé” e os monumentais “Quadros de uma exposição” de Mussorgsky. Distinguida com mais de 20 prémios, Lígia Moreno é um valor seguro da escola sul-americana de piano e apresenta-se no palco da Quinta da Piedade.

A 52.ª edição do Festival de Sintra contemplará cerca de 30 concertos em espaços emblemáticos do concelho, bem como em ruas, praças e jardins, através da iniciativa “Sons de Rua”, para ver e ouvir de 5 a 27 de Maio.