O último romance de José Rodrigues dos Santos, que aborda as profecias de Fátima e o Papa, está neste momento a ser um êxito no Canadá, em França, na Bélgica e na Suíça. Partindo das profecias de 1917, e de outras profecias católicas, Vaticanum aborda a corrupção na Santa Sé e o destino do sumo pontífice e do papado.
O romance acabou de ser publicado em língua francesa e está a impressionar no Canadá. O livro do autor da Gradiva subiu esta semana para número 1 da Renaud-Bray e da Archambault, as maiores redes de livrarias francesas do Canadá – a primeira vez que isso acontece com um escritor português. O maior jornal de língua francesa no Canadá, o Journal de Quebec, descreveu Vaticanum como “uma intriga palpitante” e “magistral”.
Com apenas três dias de vendas, Vaticanum entrou directamente para o Top 20 Livres Hebdo, o índice de referência que mede os mercados francês, belga e suíço, esperando-se que suba para posições cimeiras em breve. Com uma edição de 96 000 exemplares, Vaticanum foi o livro mais vendido em Portugal no ano passado.
Também o romance A Fórmula de Deus, do mesmo autor da Gradiva, chegou esta semana aos tops de vendas em Itália e na Áustria. Das Einstein Enigma, o título em alemão, teve entrada direta para o Top 5 do Morawa, do Kleine Zeitung e do Osterreich, as três grandes listas de vendas na Áustria.
Já Il Enigma di Einstein, o título em italiano, teve também entrada direta para o Top 20 de Literatura Estrangeira do La Lettura, a lista de vendas do Corriere della Sera. A Fórmula de Deus, romance que aborda as descobertas científicas em torno da existência de Deus, foi o livro mais vendido em Portugal em 2006, e foi número 1 de vendas em França, Suíça, Hungria e Bulgária. Seis anos depois, está no número 4 do Top Livros de Bolso da Renaud-Bray e da Archambault, no Canadá.
De resto, esta semana José Rodrigues dos Santos reúne quatro livros em simultâneo neste top, um feito sem precedentes num escritor português, com A Fórmula de Deus em 4o, A Chave de Salomão em 31o, O Último Segredo em 42o e O Codex 632 em 48o.