segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Tradições japonesas para um ano mais auspicioso

No Japão, o Ano Novo é a ocasião para dar as boas-vindas às divindades Toshigami a nossa casa. Segundo a crença popular os espíritos dos antepassados tornam-se divindades do novo ano, zelando pela prosperidade dos seus descendentes. Para tornar os próximos meses mais auspiciosos, sob o signo da renovação, o Museu do Oriente convida a experimentar as tradições japonesas do Kintsugi e Kokedama.

A 25 de Janeiro, o workshop de Kintsugi ensina a arte milenar de restauro japonês com pó de ouro. Aplicada a peças de cerâmica partida, estas são consertadas, com as linhas de quebra evidenciadas a ouro. A arte do kintsugi tem tanto de estético como de filosófico: o objectivo não é ocultar as imperfeições, mas sim realçá-las, celebrando o carácter transitório de toda a matéria. Para que possam aplicar os conhecimentos adquiridos no workshop, os participantes são convidados a trazer as suas próprias peças de cerâmica que gostassem de ver restauradas.

A 5 de Fevereiro partilha-se Kokedama, uma prática contemplativa, que celebra a beleza em constante mudança do orgânico e natural. A partir desta técnica japonesa, que consiste em envolver as raízes de uma planta numa bola compacta de terra e musgo, os participantes vão aprender a moldar as raízes de uma planta para a suspender e, assim, a poderem admirar.



Workshop Kintsugi

Presencial

25 Janeiro | 14.30-17.30

19 Fevereiro | 10.30-13.30

Participantes: máx. 12

Preço: 40 € (materiais incluídos)


Workshop Kokedama

Presencial

5 Fevereiro

Horário: 10.00-12.00

Participantes: mín. 4, máx. 10

Preço: 40 € (inclui kit composto por planta, porção de terra, porção de musgo, fio de sisal, linho, algodão ou cânhamo, pequena ilustração de uma kokedama)