quarta-feira, 3 de agosto de 2022

É possível encontrar harmonia mesmo na azáfama quotidiana



A vida moderna, cheia de estímulos e distrações, pode fazer com que nos distanciemos do nosso caminho, sentindo-nos muitas vezes perdidos, impelidos a correr atrás de algo que nos foi imposto, mas sem percebermos as verdadeiras razões dos nossos atos. E, sobretudo, sem dedicarmos tempo à reflexão, a absorver as nossas experiências e a aprendermos com elas.

À luz dos ensinamentos budistas, este livro convida-nos a parar, refletir e aprender a tornarmo-nos mais conscientes e tranquilos.

«Há verdades que o nosso egoísmo nos impede de ver claramente. Uma é que tudo está em constante mutação, incluindo nós próprios. Outra é que as coisas nunca correrão como desejamos. Aceitar estas verdades ajudará a acalmar a nossa mente.»

Publicado pela Pergaminho o livro chega às livrarias no dia 11 de agosto.

Sinopse

A vida está cheia de ruído – dos telefones ao trânsito, do streaming às playlists. Mas somos sobretudo acometidos por ruídos internos: preocupações, temores, ansiedades, emoções destrutivas e pensamentos obsessivos. A constante exposição a esta desagradável sinfonia pode ser prejudicial para a nossa saúde mental e física, impedindo-nos de desfrutar de um momento que seja de paz. Recorrendo a práticas e ensinamentos budistas, o monge Shoukei Matsumoto explica as causas deste ruído e o que podemos fazer para o silenciar. Através de práticas diárias de respiração consciente e gratidão, entre outras, ensina como podemos viver com uma mente tranquila – e, assim, num mundo tranquilo.

Sobre o Autor

Shoukei Matsumoto é monge budista no templo Komyo-ji, em Tóquio. É autor de vários bestsellers e considerado uma das figuras mais carismáticas do pensamento budista contemporâneo. Foi nomeado um dos Jovens Líderes Globais pelo Fórum Económico Mundial de Davos. É formado em Estudos Religiosos pela Universidade de Tóquio e tem um MBA pela Indian School of Business.