Entre 8 de junho de 2022 a 8 de julho de 2022, a multidados.com desenvolveu um estudo com foco na avaliação das principais marcas de sumos e refrigerantes.
36,4% dos inquiridos afirma consumir sumos naturais maioritariamente durante o pequeno-almoço. Relativamente aos refrigerantes o momento de consumo preferido é ao almoço (39,9%).
34,7% do total refere que costuma consumir sumos naturais pelo menos 2 a 3 vezes por semana, 18,8% 1 vez por semana, 15,1% 4 a 5 vezes por semana e 12,7% 2 a 3 vezes por mês. O valor gasto mensalmente neste tipo de produtos é de até 10,99€ (61,1%).
Os sumos preferidos são: laranja (60,9%), limonada (9,9%), frutos vermelhos (7,4%), maçã (4,1%), manga (3,8%) e tutti-frutti (2,9%). 72,2% tem o hábito de fazer os seus próprios sumos naturais, optando pela mistura de diferentes frutas (62,0%).
As marcas mais conhecidas (notoriedade assistida) são: Compal (95,9%), SunQuick (68,5%), Go Natural (65,6%), Cerés (46,5%) e Sonatural (35,7%). Outras marcas mencionadas foram: Detox, Andros e Goji Berry.
No que diz respeito às marcas mais consumidas a Compal lidera com 77,1% de preferência, seguido do Continente (33,7%), Pingo Doce (20,7%), Lidl (13,3%), Sonatural (10,8%) e SunQuick (8,3%).
Quando questionados quanto ao consumo de refrigerantes, 25,7% afirma consumir 1 vez por semana, 24,3% 2 a 3 vezes por semana e 15,0% 2 a 3 vezes por mês. O valor gasto mensalmente é de até 10,99€ (70,8%).
42,0% prefere consumir refrigerantes em copo e 21,4% em lata ou garrafa de plástico. Relativamente ao tipo de refrigerante preferido é original (52,5%), seguido sem açúcar (35,8%), sem cafeína (2,1%), light (7,0%) e diet (1,6%).
Em notoriedade espontânea, as marcas de destaque são: Coca-Cola (74,1%), Sumol (56,7%), 7UP (49,9%), Fanta (44,0%) e Lipton (37,1%). Quanto às marcas mais conhecidas são a Coca-Cola (67,2%), Sumol (38,3%), Lipton (27,4%) e 7UP (19,0%).