sexta-feira, 29 de setembro de 2023

CODEX 632 é a nova aposta da RTP1 para as noites de segunda-feira



Best-seller de José Rodrigues dos Santos chega ao ecrã em formato de série a partir de 2 de outubro. CODEX 632 é a nova aposta da RTP1 para as noites de segunda-feira.

Paulo Pires é o protagonista das aventuras de um homem que não escolheu ser herói: Tomás de Noronha é professor de História e especialista em criptologia. É contratado por uma fundação ítalo-americana para descodificar a investigação do seu mentor, que morreu no Rio de Janeiro em circunstâncias pouco claras, o que leva a polícia a tratar o caso em segredo e a considerar a hipótese de homicídio. A atravessar uma crise no casamento, Tomás tem problemas financeiros e uma filha, Margarida (Leonor Belo), com Trissomia 21 que precisa de muitos cuidados, o que o leva a aceitar o trabalho, sem saber que a investigação pode mudar a perceção que temos da nossa História, ameaçando poderes instituídos e interesses económicos instalados. E quanto mais perto estiver da verdade, mais perigo irá correr.



A RTP e o GLOBOPLAY juntas, pela primeira vez, numa coprodução de suspense e investigação com um elenco de luxo: Deborah Secco, Betty Faria, Leonor Belo, Ana Sofia Martins, Alexandre Borges, Marcello Urgeghe, Matamba Joaquim, Bia Wong, Miguel Nunes, Albi de Abreu, José Mata, João Bettencourt, Adriano Luz, João Pedro Vaz, entre outros. A realização é de Sérgio Graciano e o argumento de Pedro Lopes.

No episódio de estreia: No Rio de Janeiro, o professor Martinho Toscano é perseguido e morto, mas o assassino não chega à sua investigação que se mantém em segredo até da Fundação Américo Vespúcio, que o contratou para esta pesquisa. Tomás de Noronha, seu discípulo, é contactado por Nelson Moliarti (Alexandre Borges), representante da Fundação, para continuar a investigação. Mas quando é atacado por um desconhecido antes de viajar para o Brasil, percebe que pode estar em perigo.