É já nos próximos dias 5 e 6 e Abril, pelas 21h30, que “Broadway Baby - A História do Musical Americano” regressa ao Auditório do Casino Estoril. Trata-se de uma dupla sessão de espectáculos que terá como protagonista Henrique Feist, acompanhado ao piano pelo seu irmão, director musical, Nuno Feist.
Na zona oeste de Nova Iorque, sensivelmente a partir da rua 42 e quase até Central Park, os teatros sucedem-se, feéricos com os seus cartazes luminosos. São mais de 20, mais de 30, mais de 40. É a Broadway. Foi nestes teatros que ganhou forma o Musical Americano.
Num espectáculo arrebatador, Henrique Feist conta-nos como tudo se passou. Mas só se vai contar a história até à invasão da Disney na Broadway. Porque daí para a frente seria outro espectáculo. Voltando atrás: Porque é que os teatros se instalaram nesta zona da cidade? Quem foram os primeiros autores? E os primeiros compositores? Que têm de tão especial as canções? Que sonho é este chamado Broadway?
Na verdade, a Broadway existe cada vez que uma qualquer pessoa em qualquer parte da terra assobia o Blue Moon ou trauteia I've Got You Under My Skin. A Broadway existe quando vemos filmes como West Side Story, Hair, Chicago ou Dreamgirls.
A Broadway existe quando vemos os musicais filmados nos respectivos teatros via streaming. A Broadway existe quando vemos séries como Will and Grace, Glee, Smash. A Broadway existe em muitos dos discos da Ella Fitzgerald, Judy Garland, do Frank Sinatra, da Barbra Streisand, da Liza Minelli, do Jamie Cullum ou da Lady Gaga. A Broadway existe porque há sonhos que de tão grandes que são não cabem em mais lado nenhum. A Broadway, mais que uma zona da cidade de Nova Iorque, é um estado de espírito.
Distinguido com prestigiados galardões nomeadamente com o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores – SPA e o Globo de Ouro de Melhor Actor de Teatro 2012 entregue a Henrique Feist, o musical “Broadway Baby” conquistou, em 2013, o público que esgotou o Auditório, regressando, já em Fevereiro, com quatro sessões ao Casino Estoril.