A 20 de janeiro, data em que se assinalam 53 anos da morte de Amílcar Cabral, a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e a Junta de Freguesia do Lumiar inauguram, na Galeria Liminare, no Lumiar, «Amílcar Cabral, uma Exposição».
A inauguração tem lugar às 16h00 e contará com a presença de Victor Barros, historiador, investigador do Instituto de História Contemporânea e co-coordenador da obra O Mundo de Amílcar Cabral, publicação apoiada pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.
A exposição propõe um percurso pela vida, pensamento e ação política de Amílcar Cabral, figura central das lutas anticoloniais africanas e referência maior do pensamento político do século XX. Destaca a dimensão internacional da sua intervenção e o modo como os combates contra o colonialismo mobilizaram pessoas, redes e instituições, deixando um legado duradouro na história das independências africanas e da democracia portuguesa.
«Amílcar Cabral, uma Exposição» estará patente até 29 de janeiro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h30. A entrada é livre.
Sobre Amílcar Cabral
No âmbito da sua missão de promover o conhecimento da história recente do país, junto dos diversos públicos e em diferentes formatos, dando particular atenção aos mais jovens e aos professores, a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril disponibiliza regularmente conteúdos históricos produzidos e verificados por especialistas, em regime de acesso livre. No site das Comemorações, em 50anos25abril.pt, está disponível um dossiê dedicado a Amílcar Cabral.
