Os visitantes do studioteambox poderão encontrar em Julho uma série de pinturas que revelam a mente humana no mais puro dos seus estados: o inconsciente.
A pintura de Izabel Telles nasce no reino do inconsciente e ganha expressão física sobre telas e lençóis. E este último suporte não podia ser mais apropriado porque o universo inspirador da pintora é o universo onírico. Não só o dela própria como também o dos seus pacientes. Trata-se de uma pintura que é mais importante como meio do que como fim: não é a preocupação académica com a forma ou a prossecução de uma causa que motivam esta actividade pictórica, mas sim o próprio ato revelador em que ela consiste. Daqui resulta estes trabalhos serem de uma franqueza absoluta: não procuram justificar-se perante o mundo pois representam um mundo onde nada precisa de justificação. No entanto, os espectadores poderão, ao perder-se nestas pinturas, aprender alguma coisa, pois terão de encontrar o caminho de volta à sua “realidade”.
Nascida no Brasil em 1949, Izabel Telles cresceu na fazenda dos seus pais antes de se mudar para São Paulo, com 18 anos de idade. Durante 30 anos trabalhou em marketing e publicidade, área que a trouxe ao nosso país em 1986, e onde pode reencontrar-se com as suas origens. Regressa ao Brasil em 2001. Viaja depois pelo mundo estudando a mente humana e especializando-se em trabalhar com esta. Finalmente, em 2015, volta a Portugal, fazendo da pintura uma actividade essencial, num acto de transferência de emoções, do que sente, percebe e capta da mente humana.
Inauguração: 7 de Julho 2016 pelas19h30
A exposição decorre no studioteambox de 7 de Julho a 4 de Agosto 2016. De domingo a quinta-feira, das 15h às 19h e tem entrada gratuita.